Évora, Turismo

Sabores Tradicionais alentejanos em nova rota em Évora

Cartaz_RotaA 10ª edição da Rota de Sabores Tradicionais, iniciativa anual da Câmara Municipal de Évora, que visa a promoção da gastronomia tradicional alentejana como fator de identidade turística da cidade e da região, recomeçou no passado dia 1 de Janeiro, sendo este mês dedicado aos chamados “pratos de caça”.

 

Para os quatro meses temáticos da iniciativa (Caça, Porco, Sopas, Borrego e doces tradicionais, respetivamente), a edilidade conta com a participação de 44 restaurantes, três dos quais com sede em freguesias rurais, duas pastelarias e seis lojas gourmet.

 

Durante este período, para o qual estão agendados uma série de eventos relacionados com esta temática, o cliente poderá apreciar alguns dos mais típicos pratos da região, confecionados a partir dos mais característicos ingredientes da cozinha transtagana e que tão boa fama dá ao Alentejo

 

Com efeito a gastronomia e o vinho são hoje o segundo produto turístico mais procurado na cidade, logo a seguir ao património classificado pela Unesco.

 

Esta iniciativa, que procura promover a cozinha tradicional alentejana no espaço onde ela deve ser degustada – o seja no restaurante –, não esquece que a gastronomia não é só a comida propriamente dita – é todo um contexto cultural que a explica.

 

Por outro lado, e como forma de atrair ainda mais pessoas aos restaurantes aderentes, a edilidade tem disponível no Posto de Turismo da Praça de Giraldo, ao longo dos quatro meses, vouchers com 10% de desconto sobre o valor dos pratos constantes da brochura da iniciativa, disponível também no balcão do Posto de Turismo Municipal.

 

Entretanto, este sábado, dia 19 de Janeiro terá lugar no tabuleiro da Praça de Giraldo uma Mostra de Produtos Locais, entre as 10h00 e as 16h00, que visa, de alguma forma, assinalar o arranque da 10ª edição da Rota de Sabores Tradicionais.

 

 

PROGRAMA

 

19 de Janeiro, Sábado

Mostra de Produtos Locais – Rota de Sabores Tradicionais

Local: Praça de Giraldo

Horário: 10H.00 – 16H.00

Organização: CME

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *