Cultura, Vale de Cambra

Arquivo municipal protege espólio fotográfico de Vale de Cambra

AVC_002_jpgEm Vale de Cambra será possível, em breve, fazer-se uma viagem do século passado até aos nossos dias, através da Fotografia.

O Arquivo Municipal de Vale de Cambra está a desenvolver um trabalho de pesquisa, estudo, recuperação e preservação de espólio fotográfico. O conjunto de objetos, onde algumas máquinas datam do início do século XX, chegaram à Câmara Municipal de Vale de Cambra, através da aquisição dos espólios fotográficos da Foto Sousa e da Foto Central.

Analisados e recuperados voluntariamente por uma técnica superior de fotografia, os objetos, entre eles máquinas fotográficas, obturadores, objetivas e outras peças relacionadas com o mundo da fotografia, começam assim, a ganhar uma nova vida, fazendo parte da coleção do Arquivo Municipal do nosso Concelho.

O objetivo, para além da sua preservação é, no futuro, mostrar à comunidade a história e o valor da fotografia e do seu papel, à luz do tempo dos nossos avós.

Sandra Vilas-Boas é a técnica superior de fotografia que está a estudar e a recuperar o material fotográfico, realçando “o valor e a importância que todo o material tem para futuramente, a Câmara Municipal poder, inclusive, criar, por exemplo, uma grande exposição”.

Este trabalho começou, numa primeira fase, com a limpeza e verificação do equipamento, passando-se de seguida à inventariação, onde se incluiu o registo fotográfico das peças. Atualmente, identificam-se todas as suas características técnicas. Na opinião da responsável, este “é o primeiro passo para que possamos efetivamente dispor de um espólio preservado e que possa ser mostrado, isto é, consultado publicamente”.

Ciente da importância e do valor de todo o espólio fotográfico existente no nosso concelho, o objetivo da Câmara Municipal é pois, recuperar o material, usa-lo em serviço educativo e ainda, poder emprestar a outros serviços municipais para efeitos de exposição. Tudo porque a história da fotografia pode ser, também, a história ou as histórias de quem é fotografado e, consequentemente, de uma comunidade!

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *