Cultura, Estremoz

Museu municipal de Estremoz expõe doações e aquisições de artesanato

MUSEU MUNICIPAL EXPÕE DOAÇÕES E AQUISIÇÕES DE ARTESANATONo próximo dia 13 de janeiro, pelas 16h00, na Galeria Municipal D. Dinis, irá ser inaugurada a exposição “Uma década de incorporações no Museu Municipal de Estremoz: Artesanato”.

Esta mostra pretende dar a conhecer aos estremocenses e demais visitantes, as incorporações (doações, legados e aquisições) que foram feitas ao acervo do Museu de Estremoz, que compreenderam peças de artesanato (no todo ou em parte) e que ocorreram nos últimos dez anos.

Assim, entre 2002 e 2012 foram doadores Adosinda de Sousa, Hernâni Matos, Irmãs Flores, Jorge Branco, Lucrécia Velhinho Machado, Luizete Grades. Os legados foram os de Joaquim Vermelho e Virgílio Hall da Fonseca. As aquisições foram realizadas a Leonor Santos e Irmãs Flores/Ricardo Fonseca.

O Museu Municipal incorporou no seu acervo um total de 551 peças, mas apenas uma parte das coleções será exposta (mais de uma centena) dado que é inviável expô-las na sua totalidade, dando preferência àquelas que o público ainda não conhece.

As tipologias de artesanato expostas serão os Pratos e Tijelas de Redondo, Pratos e Tijelas de Coimbra, Bonecos de Estremoz, Arte Pastoril e Artesanato em cortiça e madeira da nossa região, para além de Registos.

Esta mostra pretende também ser um espaço de agradecimento a todos aqueles que entendem o Museu enquanto espaço de memória viva, onde podem entregar os seus “tesouros”, sabendo que é aqui que serão devidamente conservados e valorizados. De facto, Estremoz pode assim construir uma memória cada vez mais completa da sua identidade e dos seus artesãos, que fazem deste concelho e região uma referência nacional.

A exposição estará patente de Terça a Domingo, entre 13 de Janeiro e 24 de Fevereiro, na Galeria Municipal Dom Dinis, sendo a entrada gratuita. As escolas poderão contatar o Museu pelo 268339219 ou animacao.museu@cm-estremoz.pt, para a realização de atividades educativas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *