Póvoa de Lanhoso, Tecnologia

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso sensibiliza para igualdade

Workshop 1A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no âmbito do Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e do LocalDiguais, promoveu o workshop “E se fosses tu? A discriminação em função da orientação sexual”, com o objetivo de procurar desconstruir preconceitos e banir estigmas, já que esta temática, cada vez mais emergente, é ainda, em pleno século XXI, alvo de críticas e de olhares condenatórios.

 

Este workshop realizou-se em dois horários, sendo as sessões dinamizadas pela Professora Doutora Ana Maria Brandão, investigadora, docente e diretora do 1º ciclo de estudos em Sociologia  na Universidade do Minho, especialista conceituada na área em debate. “O que é a homofobia?”, “Homofobia e formas de discriminação em função da orientação sexual”, “Os efeitos da discriminação em função da orientação sexual”, “A complexidade da sexualidade humana”, “Como combater a homofobia nas nossas relações: o contributo individual” foram os tópicos a abordar.

 

Mais de 100 pessoas estiveram presentes e atentas à temática abordada, assunto que é ainda atualmente considerado tabu e olhado de forma discriminatória pela sociedade. A plateia teve um papel interventivo, mostrando-se, contudo, as pessoas algo renitentes em manifestar as suas posturas perante aqueles e aquelas que têm diversas opções sexuais. Todavia, após o debate e após terem sido apresentados dados estatísticos, a maioria dos/as presentes ficou surpreendida, tendo manifestado que terá que haver uma tomada de consciência por parte da maioria da população e que algo tem que ser feito para que Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis não continuem a ser alvo de discriminação apenas só porque assumem a sua orientação sexual.

 

Ainda no âmbito do Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e do LocalDiguais, a Autarquia levará a efeito, ao longo do mês de janeiro, várias ações de sensibilização, junto do público dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e do Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, nas quais será abordada a temática da Igualdade de Género. Estas ações ficarão a cargo da coordenadora do Serviço, Carla Melo, com início a 9 de janeiro e prolongando-se até ao próximo dia 25.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *