Cultura, Gondomar

Exposição “A Atualidade, cerca 1900, da Caricatura Portuguesa” em Gondomar

O Auditório Municipal de Gondomar proporciona, até  ao próximo dia 20 de janeiro, um regresso ao passado – com a exposição “A Atualidade, cerca 1900, da Caricatura Portuguesa”. Apresentando um vasto conjunto de trabalhos recolhidos pelo Professor Jorge Pacheco, nesta exposição será possível ficar a conhecer inúmeros postais e revistas, originais, publicados entre 1880 e 1937.

Pretende-se que esta exposição proporcione a recordação de algumas das memórias de uma época da realidade portuguesa através de vários suportes e publicações tipológicas. Cartazes, postais, livros, folhetos e jornais são os suportes apresentados. E, de forma curiosa, a realidade retratada (criticada ou ridicularizada…) nesse período consegue, de forma surpreendente, ter plena atualidade. Já então a crise orçamental, a dívida externa, o capitalismo, o eleitoralismo, ou o povo (representado pelo Zé Povinho) eram fatores centrais no humor.

A salientar, enquanto caricaturistas, a apresentação de trabalhos da autoria de Raphael Bodallo Pinheiro, Sebastião Sanhudo, Celso Hermínio, Jorge Colaço, Manuel Monterroso ou Francisco Valença.

A exposição resulta da cedência de um conjunto de originais (da vasta coleção) do Professor Jorge Pacheco. Trata-se, inegavelmente, de um regresso a um passado que, embora distante, se mantém atual. E que permite relembrar que, apesar de os tempos mudarem, as temáticas são quase sempre recorrentes.

A exposição, promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara de Gondomar, foi inaugurada no dia 5 de janeiro – estando patente ao público, na Sala B do Auditório Municipal, até ao próximo dia 20.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *