Gondomar, Sociedade

Iniciativa “Quem se importa?” em Gondomar

DSC_7622A Câmara Municipal de Gondomar, no âmbito da sua participação  no programa “Empreendedorismo Social na Área Metropolitana do Porto”,  promoveu uma sessão de Empreendedorismo Social na Biblioteca Municipal  de Gondomar (com a visualização e discussão do filme documental “Quem  se Importa”).

Fernando Paulo, Vereador do Pelouro de Ação  Social da Câmara Municipal de Gondomar, defendeu a importância do empreendedorismo  como “solução complementar para garantir a sustentabilidade de algumas  instituições, não ficando estas exclusivamente dependentes do Estado  (quer central, quer local)”.

A Câmara Municipal de Gondomar foi a primeira autarquia a responder  ao desafio da Área Metropolitana do Porto (para a promoção e debate  do empreendedorismo). Fernando Paulo realçou, a tal propósito, que  a Câmara, as instituições locais e, até, a nível individual “se  deve ter esta capacidade de empreender, de ousar e ir mais longe, inovando  modelos e abrindo novos horizontes”, disse o vereador.

No final da transmissão do filme houve um  espaço de debate moderado por um empreendedor social português, Pedro  Teiga, do Projeto RIOS, com a presença de Miguel Trigo, Professor da  Universidade Fernando Pessoa e Fundador da StartUp D’Ouro (Incubadora  de Empresas de Gondomar).

O Empreendedorismo Social é um conceito que tem vindo a mobilizar,  cada vez, mais a sociedade civil para a construção de um mundo melhor.  Globalmente, indivíduos e organizações criam novas soluções para  os problemas da sociedade – gerando impacto significativamente superior  ao das soluções tradicionais e transformando realidades. Um exemplo  desta realidade é o Microcrédito, criado por Muhammad Yunus, Nobel  da paz, que resolveu as questões de acesso ao crédito por parte dos  mais pobres através da criação de um banco de microfinança – retirando,  assim, milhões de pessoas da pobreza.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *