Cultura, Trofa

Trofa leva a tradição do Cantar dos Reis às ruas da cidade e promove nova edição do concerto “O Natal na minha Aldeia”

Com o início de um novo ano chega também uma nova edição do Encontro de Reisadas organizado pela Câmara Municipal da Trofa.

 

Este ano a Autarquia Trofense leva às ruas do centro da cidade os tradicionais cânticos de Natal e de Reis interpretados por alguns dos grupos do Concelho, no dia 6 de janeiro a partir das 15h30.

 

Serão sete os grupos participantes que irão percorrer algumas das artérias do centro da cidade ecoando os tradicionais cânticos alusivos à quadra festiva. Concentrando-se todos no final no Parque Nossa Senhora das Dores.

 

Deste modo o Grupo “Vozes do Centro” estará no Parque Nossa Senhora das Dores, o Rancho Folclórico da Trofa sairá da Rua 1º de maio (junto ao Trofa Shopping), o Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado sairá da Rua D. Pedro V (junto ao café Lord), o Grupo de Danças e Cantares de Santiago de Bougado sairá da Rua Infante D. Henrique (junto à Trofáguas), o Rancho Folclórico de S. Romão do Coronado sairá da Rua Abade Inácio Pimentel (Largo de S. Martinho), O Rancho Folclórico do Divino Espírito Santo sairá da Rua D. Pedro V (largo dos BVT) e por fim o Grupo de Tradições de Cidai sairá da Rua Poeta Guerra Junqueiro (frente à serração Jorge Dias).

 

Todos estes grupos percorrerão as ruas até ao Parque Nossa Senhora das Dores. Ao longo do percurso casa um dos grupos irá interpretar cantares populares de Reis e de Natal presenteando todos os transeuntes.

 

Uma vez reunidos será possível voltar a ouvir cada um dos grupos a interpretar os seus temas tradicionais de Natal.

 

Com a promoção desta atividade a Autarquia Trofense procura “levar estas tradições” até à população Trofense. A cultura e as tradições vão até à rua onde mora, onde trabalha ou onde simplesmente passeia. Durante uma tarde as ruas da Trofa enchem-se de música e recordam as tradições do Reis.

 

Paralelamente a esta iniciativa, a Edilidade Trofense irá ainda assinalar esta quadra com um Concerto de Reis intitulado “O Natal na minha aldeia”. Este concerto é uma segunda edição, uma vez que decorreu um na freguesia de Alvarelhos no passado dia 16 de dezembro.

 

Desta vez será no auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, pelas 18h00, no dia 5 de janeiro. Pelo palco passará uma vez mais João Junqueira na voz, Carlos carneiro na guitarra, Rui Mesquita ao piano, João Brito no violoncelo, Isabel Sousa, Ana Cristina e Ana Filipa nos violinos, João Monteiro e Rui Junqueira nos bandolins e ainda o coro 4 elementos.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *