Santo Tirso, Sociedade

A partir de Janeiro haverá uma nova Rede dos Transportes Urbanos em Santo Tirso.

Em apresentação pública que decorreu no dia 19 de Dezembro, no salão nobre dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Santo Tirso, os Consultores Técnicos e os Operadores de Transportes que constituem a Empresa Concessionária apresentaram o novo sistema de Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST) que entrará em funcionamento no próximo dia 1 de Janeiro de 2013.

 

O presidente da Câmara Municipal, Castro Fernandes fez saber que a nova reestruturação dos TUST aconteceu porque havia a necessidade de “dar uma nova imagem ao serviço, reformular carreiras e horários, articular os TUST com a REFER, modernizar a frota de veículos”, com um único propósito, adiantou: “salvaguardar e dar continuidade a este serviço público “que em muito influencia a vida dos munícipes em geral e dos grupos sociais mais vulneráveis, em especial”.

 

Pelos consultores técnicos e especialistas em transportes que desenvolveram os estudos que levaram ao novo sistema de transportes públicos, ficamos a saber que o novo sistema dos TUST será mais inclusivo, mais seguro, mais acessível, mais confortável e mais amigo do ambiente. Ou seja, a nova frota será constituída por veículos mais recentes e confortáveis e que estarão, inclusive, preparados para receber e transportar pessoas com mobilidade reduzida.

 

A nova rede dos TUST oferecerá mais e melhor informação, novos horários, e percursos novos e mais ajustados às necessidades diárias dos utentes. Como grande novidade surge o reforço da complementaridade dos TUST com a ferrovia através de uma nova ligação entre o centro da cidade e a estação de comboios.

 

A nova rede TUST terá um total de sete linhas (Central de Camionagem – Estação da REFER; Central de Camionagem – Ermida; Central de Camionagem – Torre; Central de Camionagem – Tarrio; Central de Camionagem – Abelha; Central de Camionagem – Outeiro e Central de Camionagem – Várzea) e 191 paragens, sendo que em todas elas haverá suportes fixos, incluindo informação em braille para invisuais, com informação sobre a rede, designadamente linhas e horários. Serão realizadas 152 viagens/dia durante a semana e 74 viagens/dia aos sábados e domingos.

 

As tarifas variam entre os 0,80 euros (uma zona) e os 1, 50 euros (quatro zonas), sendo que os utilizadores dos TUST podem optar pela tarifa de bordo (bilhete de uma viagem), ou pelo cartão multiviagens (porta-moedas que permite aceder ao serviço a preços bonificados) ou, ainda, pelo passe (cidade, geral, idoso e reformado).

 

Informamos ainda que já se encontra disponível na Central de Camionagem, na Câmara Municipal e nos autocarros dos TUST, informação sobre as linhas, períodos de funcionamento e tarifário.

 

Mais informação será disponibilizada dentro dos próximos dias em suporte de papel, que será distribuída junto dos potenciais utilizadores e na página eletrónica do município.

 

Para qualquer dúvida poderá  contactar os Serviços de Trânsito da Câmara Municipal de Santo Tirso.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *