Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Banco de Voluntariado faz ligação entre o dar e o receber na Póvoa de Lanhoso

De modo a assinalar o Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro), a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Banco de Voluntariado, promoveu a apresentação dos resultados de um projeto de voluntariado e de educação artística desenvolvido em Cabo Verde e de que foi uma das entidades parceiras.

 

Esta apresentação contou, de entre outras, com a colaboração do Banco de Voluntariado (BV) da Póvoa de Lanhoso. O reconhecimento da importância do voluntariado na nossa comunidade levou à implementação pela Câmara Municipal do BV, em funcionamento desde outubro de 2006.

 

Esta resposta social representa o encontro entre pessoas com disponibilidade e vontade para serem voluntárias e instituições que promovem e disponibilizam contextos de voluntariado em áreas socialmente úteis.

 

Já são bem mais de 100 as pessoas voluntárias, com perfis, disponibilidades, motivações e interesses diferentes. Cerca de 75 por cento destes/as já colaboraram em oportunidades de voluntariado com caráter regular ou pontual.

 

O Banco de Voluntariado da Póvoa de Lanhoso conta com a abertura para acolher voluntários/as de diversas entidades concelhias, que intervêm em áreas como a social, da educação, da saúde ou do ambiente.

 

Loja Social apoia famílias

Uma das vertentes mais importantes do Banco de Voluntariado é o trabalho desenvolvido através da Loja Social, que presta apoio alimentar, de vestuário, de calado, de eletrodomésticos, de mobiliário e outro a famílias mais carenciadas do nosso concelho, depois de referenciadas e encaminhadas por técnicos de atendimento social. Neste momento, são apoiados diversos agregados familiares.

 

A população pode entregar os seus donativos diretamente no Banco de Voluntariado ou colaborar nas campanhas de recolha de alimentos. Leite, enlatados, açúcar e sal, azeite e óleo, arroz e massa, farinhas, feijão e grão, de entre outros, são os alimentos mais necessários.

 

O Banco de Voluntariado da Póvoa de Lanhoso funciona de segunda a quinta-feira, das 9h00 às 18h00 e à sexta-feira das 9h00 às 13h00, no Edifício do Pavilhão 25 de Abril, na Avenida 25 de Abril, na Vila da Póvoa de Lanhoso.

 

Atuação transversal

O Banco de Voluntariado promove, com regularidade ou de forma pontual, outras atividades como workshops para voluntários/as, ações de sensibilização, encontros, jornadas de reflexão e campanhas de recolha de diferentes géneros (alimentares, vestuário, calçado e outros, em articulação com a Loja Social). Promove ainda a implementação e o acompanhamento dos diferentes programas de voluntariado através do encaminhamento de voluntários/as, bem como através da participação ativa em projetos que visam a projeção do voluntariado enquanto prática de cidadania.

 

Câmara Municipal reforça medidas sociais

 

De lembrar que a Autarquia povoense prevê reforçar em 2013 as verbas para algumas das respostas sociais como a Loja Social, como as bolsas de estudo, como o subsídio de apoio à renda e como o Programa Viver +. “Dentro das nossas possibilidades, queremos ajudar os povoenses a ultrapassar estes momentos difíceis”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *