Cultura, Reguengos de Monsaraz

Miguel Claro e Babak Tafreshi, dois dos mais conhecidos astrofotógrafos do mundo, apresentam exposição na vila medieval de Monsaraz

A exposição de fotografias “Dark Sky Alqueva – Imagens à luz das estrelas. Um céu sem fronteiras!”, dos fotógrafos Miguel Claro e Babak Tafreshi, vai ser inaugurada na sexta-feira, dia 21 de dezembro, às 17h, na Torre de Menagem do castelo de Monsaraz. Esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e pode ser apreciada até ao dia 6 de janeiro de 2013 na vila medieval de Monsaraz.

 

Babak Tafreshi é um dos mais conhecidos astrofotógrafos do mundo, fundador e diretor do programa The World At Night, membro da organização Astronomers Without Borders e fotógrafo das revistas Sky and Telescope e National Geographic News. Este fotógrafo iraniano que atualmente vive na Alemanha trabalha também para o Observatório Europeu do Sul e por isso está sempre em movimento em busca das melhores fotografias, desde o deserto do Sara até aos Himalaias ou à Antártida.

 

Babak Tafreshi recebeu em 2009 o prémio Lennart Nilsson, o maior galardão mundial na área da fotografia científica pelas suas fotografias do céu durante a noite. Viajante apaixonado pela astronomia, por onde passa não perde a oportunidade de fotografar o céu, retratando o firmamento dos mais belos lugares do planeta.

 

Miguel Claro é astrofotógrafo, autor e orador, promovendo a divulgação científica da astronomia através de sessões de observação, palestras públicas, artigos, exposições e workshops. Ao longo dos últimos anos especializou-se na fotografia de paisagens astronómicas (ou Skyscapes), um conceito que visa a união entre os elementos céu e terra, valorizando o património arquitetónico, cultural e paisagístico, e abordando, de forma educativa e científica o Universo repleto de astros, mas que nos dias que correm passa despercebido à maioria das pessoas.

 

As suas imagens têm percorrido o mundo e já foram publicadas em livros e nas mais prestigiadas revistas internacionais da especialidade, como é o caso da Astronomy Magazine, Sky and Telescope, Astronomy Now, BBC Sky at Night, Pratical Astronomer e Ciel et Espace, entre outras. Várias imagens de Miguel Claro foram distinguidas pela NASA como EPOD – Earth Science Picture of the Day e APOD – Astronomy Picture of the Day.

 

Miguel Claro é autor do livro “Astrofotografia – Imagens à luz das estrelas”, da editora Centro Atlântico, e fotógrafo da reserva Dark Sky Alqueva, tendo conseguido este ano que uma imagem fosse nomeada pelo Royal Observatory of Greenwich e pela BBC Sky at Night para “Astronomy Photographer of the year 2012”, o equivalente aos óscares da astrofotografia. Essa imagem foi publicada no livro do observatório britânico que reuniu as melhores imagens de astrofotografia dos últimos 4 anos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *