S. João da Madeira, Tecnologia

Oliva Creative Factory lança grande prémio de design em S. João da Madeira

É o “Oliva Rewind Award”: um concurso com cinco categorias que vão do design de produto à moda, passando pela comunicação/multimédia/ audiovisual, pela arquitetura e pelas artes do espetáculo – este último com regras à parte. Partem da memória  da Oliva e querem distinguir visões de futuro. Os padrinhos são Souto Moura, Henrique Cayatte e Miguel Vieira. “O que se procura” – diz o Regulamento – “são empresas inovadoras”.

 

 

O “Oliva Rewind Award” é o próximo concurso criativo a lançar pela Oliva Creative Factory, a incubadora de indústrias criativas que abrirá em maio de 2013 em S. João da Madeira. É constituído por cinco categorias que se abrem às áreas mais dinâmicas do empreendedorismo contemporâneo, por um lado, e que vão também interpelar diretamente os principais sectores da indústria instalada na região.

O concurso chama-se “rewind” porque coloca o desafio de partir da memória da velha fábrica da Oliva, a maior empresa metalúrgica que Portugal já teve e que foi muito inovadora no seu tempo. Essa inovação, aliás, teve como traço unificador o design – presente desde as banheiras ou máquinas de costura fabricadas pela Oliva, até às suas surpreendentes campanhas publicitárias, aos filmes que patrocinou ou aos seus concursos de vestidos.

Agora, quem quiser apresentar propostas ao “Oliva Rewind Award” poderá concorrer a uma de cinco categorias: design de produto/design industrial; design de moda; design de comunicação/multimédia/audiovisual; arquitetura; e artes do espetáculo (esta última categoria é promovida em conjunto pela Oliva Creative Factory e pela Casa da Criatividade, a futura casa de espetáculos do concelho, e terá regras específicas). Em qualquer das categorias a participação é livre e destina-se à comunidade de estudantes, portugueses ou estrangeiros, a recém-licenciados ou simplesmente a profissionais talentosos.

 

A apresentação pública do OLIVA REWIND AWARD terá lugar pelas 10h00 da próxima quinta-feira, 20 de dezembro, no auditório da Torre da Oliva, em S. João da Madeira. O lançamento contará com a intervenção de três padrinhos que se distinguiram, precisamente, pela qualidade e alcance do seu desenho: o arquiteto Eduardo Souto Moura, o designer Henrique Cayatte e o estilista Miguel Vieira.  Qualquer deles falará da forma como os dias de hoje desafiam o design, a moda, a arquitetura.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *