Borba, Sociedade, Turismo

Mais de 50 figuras no Presépio do Centro Histórico de Borba

Já pode ser visitado no Centro Histórico da cidade de Borba o Presépio em tamanho real, que conta com mais de 50 figuras, em 26 representações diferentes.

Os diferentes quadros que compõem o Presépio da cidade de Borba são alusivos ao nascimento do Menino Jesus, a profissões tradicionais e a atividades do dia-a-dia.

Este presépio pode ser apreciado nas artérias do centro histórico da cidade de Borba, tornando-se num atrativo e um convite a visitar o concelho, fomentando o comércio local. As figuras são da autoria do artista Carlos Bacalhau e desenvolvidas na autarquia, recorrendo a materiais recicláveis.

Junto à muralha do Castelo encontra-se o conjunto principal, com a recriação do nascimento do Menino Jesus numa manjedoura, local onde Maria e José pernoitaram, acompanhados por uma vaca e um burro. Provenientes do Oriente, guiados por uma estrela, os três Reis Magos entregam o ouro, incenso e mirra ao recém-nascido.

A recriação do presépio inclui diversas representações de profissões tradicionais do concelho, como o carpinteiro, a padeira, o pastor, o ferreiro, o sapateiro ou o guardador de porcos, e inúmeras figuras características do povo, com recriação de atividades da época, como o pescador, o escultor que trabalha o mármore na recriação da Fonte das Bicas, guardas do Castelo, guarda a Cavalo, pisador de uvas, a lavadeira, tocador de lira e um velhote acompanhado pelo seu burro. A importância da mulher na sociedade e na família é reconhecida em vários quadros, com representações da lavagem de roupa no rio, transporte de galinha e cesto com ovos, a tirar água do poço e no transporte de bilha de água, acompanhada por uma criança. A completar o quadro de imagens, um Anjo deseja Feliz Natal a quem visita o presépio e uma rena com o seu trenó simboliza o Natal e a distribuição de prendas.

As peças são trabalhadas ao longo do ano, com inserção de novas imagens anualmente, e podem agora ser apreciadas até ao Dia de Reis, a 06 de janeiro.

Em Borba, desde o passado dia 08 de dezembro e até ao próximo dia 06 de janeiro, pode ainda ser visitado um presépio em miniatura, da responsabilidade de José Grego e Rosa Aparício.

Esta obra pode ser visitada na Rua Combatentes do Ultramar, nº. 1, junto ao Alto da Praça, onde foi recriado o tradicional presépio que representa o nascimento de Jesus numa gruta em Belém, ao qual os autores juntaram outras figuras da época, com destaque para os animais, os pastores, os reis magos, entre outros. Esta exposição é a obra final de alguns anos de trabalho, formado por diversas figuras da autoria dos proprietários, complementada com outras que foram adquirindo.

Este presépio pode ser visitado nos dias úteis entre as 10h e as 12.30h e entre as 14h e as 19h. Ao sábado, a exposição está aberta ao público entre as 15h e as 19h, e nos domingos pode ser contemplada entre as 10h e as 13h e entre as 15h e as 17h.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *