Arouca, Sociedade

Arouca já respira o ar natalício

«Com espírito de união com várias coletividades, escolas e comércio local», nas palavras do presidente da Câmara Municipal, Artur Neves, Arouca já vive a quadra natalícia. A programação é, no entender do autarca, «simples e voltada para a comunidade. Não é um programa megalómano, caro ou extravagante», mas um contributo para «esse sentido de fraternidade de que precisamos». Na noite de sexta-feira, 7 de dezembro foi, assim, oficialmente inaugurada a iluminação e a música de Natal, havendo eventos agendados até dia 6 de janeiro de 2013.

 

De facto, foi neste ambiente de simplicidade que se deu a abertura das festividades, com a atuação das «Vozes de Natal», com a participação dos alunos do ensino articulado do Agrupamento de Escolas de Arouca e da Academia de Música de Arouca, na Praça Brandão de Vasconcelos. Em simultâneo, abriu também ao público a mostra de árvores de Natal sustentáveis, em que as escolas e IPSS do município deram largas à criatividade, reutilizando materiais.

 

Houve ainda tempo para uma visita à exposição/venda de arte natalícia, com obras do renomado escultor José Rodrigues, com o título «Da Anunciação à Redenção». Esta mostra está patente na Sala do Capítulo do Mosteiro, organizada pela Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda. A noite inaugural terminou com a prova de doces natalícios «Natal Solidário», cujas receitas reverteram a favor do Centro Social de Canelas.

 

As atividades prosseguiram a 8 de dezembro (sábado), com a apresentação do livro «Última paragem: Ulaanbaatar», do escritor arouquense Nuno Cerca, na Biblioteca Municipal, e o desfile de moda «Christmas Fashion», no Pátio Interior do Mosteiro de Arouca (uma organização do comércio local).

 

O primeiro fim de semana «natalício» terminou com uma feirinha de Natal, com artesanato e produtos regionais, no terreiro de Santa Mafalda, e com um concerto pela Banda Musical de Figueiredo, no pavilhão dos Bombeiros Voluntários, durante a tarde. Ainda durante o dia de domingo, 9 de dezembro, os mais pequenos puderam visitar a Casa do Pai Natal, na Botica do Mosteiro. Guiados pelos duendes, entraram, assim, num raro mundo de fantasia e alegria.

 

A programação de Natal prossegue, até 6 de janeiro, destacando-se a entrega de presentes aos alunos das escolas do município, as oficinas de Natal (organizadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens), o Concerto dos Pequenos Cantores (a 22 de dezembro, na Igreja do Mosteiro) e o já tradicional concerto Natal, com a Banda Musical de Arouca, o Grupo Coral de Urrô e o Orfeão de Arouca (a 29 de dezembro, também na Igreja).

 

Em janeiro, destaque para o encontro de cantadores de Reis, que vão animar ruas, estabelecimentos e casas particulares do Centro Histórico de Arouca no dia 5 de janeiro, e um concerto de órgão e polifonia, organizado pela Real Irmandade, a 6 de janeiro, no Cadeiral do Mosteiro.

 

Decorrem, ainda, em paralelo, outras duas exposições (Arte Têxtil «Diferentes só nas Cores!» – AICIA, no Museu Municipal, e artesanato de Maria da Graça Brandão, na Biblioteca Municipal) e uma Feira do Livro, com excelentes oportunidades de compra, no Terreiro Santa Mafalda.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *