Sociedade, Trofa

Trofa fez a homenagem a Anibal da Costa Ferreira no dia do centenário do seu nascimento

No passado sábado, 8 de dezembro a Câmara Municipal da Trofa com o apoio da Banda de Música da Trofa e da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado organizou uma homenagem pública a Aníbal da Costa Ferreira, benemérito social e mecenas cultural da Banda de Música da Trofa.

 

As cerimónias contaram com a presença de inúmeros familiares e amigos do homenageado que lembraram assim, ao longo do dia, a obra e o mérito deste ilustre Trofense.

 

Esta homenagem começou com uma concentração junto à antiga casa do homenageado, onde a Banda de Música da Trofa interpretou vários temas, evocando assim a memória de um grande impulsionador desta coletividade.

 

Seguiu-se o descerramento de uma placa toponímica com o nome de Anibal da Costa Ferreira, no lugar da Esprela, em S. Martinho de Bougado, de forma a perpetuar a memória do homenageado, através da atribuição do seu nome a uma rua da cidade, eternizando uma personalidade de referência no panorama da cultura e da benemerência no Concelho.

 

Estas comemorações contaram com a presença de inúmeras personalidades do Município, nomeadamente da Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, do Presidente da Assembleia Municipal da Trofa, João Fernandes, do Vereador da Cultura, Assis Serra Neves, do Presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, José Sá, do Presidente da Banda de Música da Trofa, Luís Lima, ainda do Comendador José Serra, entre muitos outros.

 

Durante a cerimónia de evocação do homenageado, a Presidente da Camara Municipal relembrou que “no nosso tempo necessitamos de modelos, de referências de vida, de personalidades que, pelo seu carácter, constituam um padrão de conduta, e o trajeto de vida de Aníbal da Costa Ferreira é, nesse campo, modelar, por isso, nos tempos de crise que vivemos, vale a pena sublinhar a sua capacidade empreendedora, o espírito de iniciativa, a sua solidariedade e disponibilidade, a coragem e determinação com que enfrentava as dificuldades”.

 

A cerimónia de homenagem que decorreu no dia do centenário do nascimento de Anibal da Costa Ferreira, que nasceu a 8 de dezembro de 1912 e faleceu a 9 de fevereiro de 1999, prosseguiu com uma missa em ação de graças pela vida e obra do homenageado, na Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado que terminou com uma romagem ao cemitério da freguesia, à campa de Anibal da Costa Ferreira, com deposição de coroa de flores, acompanhada pela família, pelo Padre Luciano Lagoa e pelas entidades presentes.

 

O dia de homenagem finalizou com um concerto pela Banda de Música da Trofa no Auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, reunindo centenas de participantes e encerrando com chave de ouro a evocação da memória de um dos grandes impulsionadores da cultura e da identidade Trofense.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *