Cultura, Mação

Mação recebeu “Os quintais nas praças do pinhal”

Mação recebeu no dia 9 de Dezembro o primeiro Mercado do projecto “Os quintais nas praças do pinhal”. Participaram cerca de cinco dezenas de produtores, com produtos hortofrutícolas, alimentos transformados e produtos artesanais.

Promovido pela Associação Pinhal Maior, que reúne os concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, este projecto visa apoiar os produtores na venda dos seus produtos excedentários. Decorre no 3.º domingo de cada mês em cada um dos Concelhos rotativamente, ou seja, decorre em cada concelho de 5 em 5 meses.

Além dos expositores com produtos para venda, houve ainda um espaço de animação que recebeu, ao longo do dia, a Filarmónica União Maçaense, os Seca Adegas, o Rancho Folclórico de Casais, a Filarmónica Aurora Pedroguense, o Grupo de Danças e Cantares do Gaio e o grupo A Bela Serrana. Algumas centenas de compradores abasteceram ali as suas despensas, compraram produtos de grande qualidade, caseiros, frescos, típicos da região. Para o Presidente da Câmara Municipal de Mação, Saldanha Rocha, “trata-se de uma iniciativa equiparável aos mercados que se fazem nas capitais europeias”. O Autarca refere que o projecto “representa o acreditar das potencialidades, da criatividade, da diversidade desta Terra e desta Região, no seu conjunto. Esta Mostra pretende entre outras soluções, desvendar “janelas de oportunidade” para introduzir produtos de alta qualidade, a preços concorrenciais, com a sazonalidade associada à diversidade que a natureza nos impõe e ensina, que nós no mundo rural sabemos fazer e que a Cidade nem sequer sonha.”

No ano 2013 os Mercados “Os quintais nas praças do pinhal” realizam-se, em Mação, nos dias 12 de Maio e 13 de Outubro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *