Leiria, Sociedade

Em Mação, o Natal saiu à rua

A Câmara Municipal de Mação tem feito, nos últimos anos, um esforço para continuar a assinalar a época natalícia junto da população, embora de uma forma muito mais contida do que em anos anteriores. O cenário é comum a todo o país. Este ano a Autarquia Maçaense fez apenas um investimento de pouco mais de 1300 euros tendo colocado iluminação apenas nos pontos mais emblemáticos e estratégicos da Vila: Torre do Relógio (na Praça Gago Coutinho), Igreja Matriz, edifício da Câmara Municipal e Largo dos Bombeiros. Mantém-se a música de Natal nas ruas durante o mês de Dezembro, o Concurso de Montras e o Concurso de Presépios e, este ano, foi lançado o desafio aos comerciantes de ornamentarem um pinheiro de Natal no exterior do seu estabelecimento.

O desafio, além de muito bem aceite pelos comerciantes, foi ainda adoptado pela população e há zonas na Vila de Mação em que as portas das casas particulares também têm o seu pinheiro de Natal à porta. Refira-se que a Câmara Municipal de Mação tem, para oferta, pinheiros de Natal, junto aos Paços do Concelho, provenientes da limpeza da floresta. Dada a adesão e o feedback positivo que tem chegado à Câmara, o Vice-Presidente, Vasco Estrela, aponta já a possibilidade de “para o ano se estender o desafio à população e termos um pinheiro de Natal em cada porta, não apenas na Vila, mas por todo o Concelho”.

A ideia será fazer crescer este espírito de colaboração entre a população que está de parabéns por ter trazido o Natal para a rua, percebendo a necessidade de contenção da Autarquia. Em Mação, o Natal saiu mesmo à rua, é caseiro, solidário, o mais bonito de sempre.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *