Baião, Sociedade

Famílias de Baião podem ajudar o ambiente com a “compostagem”

As famílias do concelho de Baião estão habilitadas a receber um “compostor”, no âmbito da campanha “Compostar outra forma de RECICLAR”, promovida pela empresa pública Resinorte. No âmbito deste programa serão entregues compostores a agregados familiares constituídos, no mínimo, por 3 pessoas que residam em habitações com quintal ou jardim. A iniciativa abrange habitantes de Baião e de outros concelhos da região.

Para receberem um compostor as famílias devem inscrever-se na Câmara Municipal de Baião, nas Juntas de Freguesia do concelho ou na página de internet www.resinorte.pt. Para além do equipamento irão receber também ações de formação destinadas a prestar um adequado esclarecimento acerca do processo de compostagem.

A compostagem doméstica é um processo simples de “reciclagem” de matéria orgânica. No compostor são depositados restos de comida e resíduos das hortas e jardins, transformando os resíduos biodegradáveis em fertilizante natural rico em nutrientes a que se chama composto.
Este composto é um fertilizante natural de elevada qualidade e vai melhorar as caraterísticas do solo pois permite diminuir as quantidades de fertilizantes sintéticos e de água utilizados. O composto pode ser aplicado em vasos, sementeiras, hortas e jardins.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *