Mangualde, Sociedade

Dia internacional do voluntariado assinalado em Mangualde

No dia 5 de dezembro, Mangualde assinalou o Dia Internacional do Voluntariado, através da realização de uma visita dos voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado de Mangualde, ao «Solar do Mimo». Trata-se de uma instituição que recorre muito ao voluntariado para a prossecução da sua atividade. Esta ação, que contou com a presença da vereadora da ação social, Maria José Coelho, teve como objetivo a partilha, a troca de experiencias e o convívio entre os voluntários.

 

Acolhimento temporário de crianças em risco

O “Solar do Mimo” – Centro de Acolhimento de temporário de crianças em risco, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública, com sede em S. Romão, tendo iniciado a sua atividade em Outubro do ano 2000. Destina-se ao acolhimento e à prestação de vários serviços a crianças e jovens em risco, fundamentando a sua ação nos princípios consignados na Declaração dos Direitos do Homem, na Declaração dos Direitos da Criança e nos direitos consignados na constituição da República Portuguesa. E tem como objetivos o acolhimento e integração das crianças admitidas, a identificação dos indicadores de risco social, a avaliação e acompanhamento psicológico das crianças nos domínios cognitivo, socio-afetivo, emocional e comportamental. Desta forma, procura identificar a problemática de cada criança ou jovem, de modo a acompanhar cada utente individualmente, promovendo uma resposta multidisciplinar das situações, contribuindo assim para a execução de um projeto de vida de cada utente.

Voluntariado, uma comemoração internacional

O Dia Internacional do Voluntariado nasceu de uma resolução das Nações Unidas, de 17 de dezembro de 1985, que convida governos e sociedades civil a celebrar todos os anos, no dia 5 de dezembro este dia, com o objetivo de sensibilizar e dar visibilidade aos voluntários e às práticas de voluntariado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *