Cultura, Évora

Natal Clássico em Évora

A Câmara Municipal de Évora promove em Dezembro mais um Natal Clássico, num programa preenchido sobretudo por música e teatro. Esta iniciativa conta com a participação da Associação de Música Eborae Mvsica, a Associação Filarmónica Liberalitas Julia, o CENDREV (Centro Dramático de Évora), o Coral Évora, a Fundação Eugénio de Almeida, o Grupo Coral Cantares de Évora, o Pim Teatro, o Ministério da Cultura/Delegação Regional do Alentejo, o Cabido da Sé de Évora, a Paróquia da Igreja de Santo Antão, o InAlentejo, a Biblioteca Pública de Évora e a Fundação Inatel.

Na Biblioteca Pública de Évora decorre até 16 de dezembro a apresentação de “Feliz”, uma peça de teatro de marionetas pelo Pim Teatro, para público a partir dos 4 anos de idade, com os seguintes horários: dias 6, 13 e 14 de dezembro, às 21:30; dias 1, 8 e 15 de dezembro, às 16:00 e 21:30; e 2, 9 e 16 de dezembro às11:00 e 16:00.

A Banda Filarmónica Liberalitas Julia, dirigida pelo maestro António Manuel Alfaiate, atua no Palácio D. Manuel no dia 9 de dezembro, domingo, pelas 16:00.

No Teatro Municipal Garcia de Resende vai decorrer uma Mostra de Teatro de Marionetas Portuguesas, composta por três espetáculos: dia 10 de dezembro “O Conto”, pela Alma d’Arame; dia 11 de dezembro “A Formiga e o Coelhinho”, pelo Grupo Era Uma Vez – Teatro de Marionetas; e no dia 12 de dezembro “As minhas MAIS Marionetas…”, pelo TRULÉ – Investigação de Formas Animadas. Estes espetáculos realizam-se sempre às 18:30 e fazem parte do projeto “Bonecos de Santo Aleixo – um património a preservar”.

A companhia de teatro brasileira Grupo TAPA vai apresentar no Teatro Municipal Garcia de Resende duas peças. No dia 14 de dezembro o título da peça é “12 Homens e uma Sentença” e no 15 de dezembro “Retratos Falantes”, ambas terão início às 21:30 e são dirigidas a maiores de 12 anos.

Os alunos do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica irão realizar no dia 15 de dezembro as audições gerais de Natal, que decorreram em 4 blocos horários, que terão início às 11:00, 14:00, 16:00 e 18:00, no Teatro Municipal Garcia de Resende.

Na Igreja do Convento dos Remédios o Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, com direção do maestro Pedro Teixeira, vai realizar um concerto no dia 16 de dezembro, às 18:00.

A Fundação Eugénio de Almeida irá apresentar na Catedral da Sé de Évora, como já vem sendo tradição, o seu concerto de Natal, que se realiza no dia 16 dezembro, pelas 18:00, com a participação da Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, do Coro Sinfónico da Escola Superior de Música de Lisboa, do Coro do Conservatório Nacional de Lisboa e do Coro Infantil da Universidade de Lisboa, dirigidos pelo maestro Paulo Lourenço.

O Pim Teatro promove de 17 a 21 de dezembro as oficinas de Artes e da Natureza na Casa do Alto de S. Bento, que consistem em oficinas de criação artística para crianças e jovens a partir dos 8 anos, a iniciarem-se às 9:30.

O Coral ARPIE, dirigido pelo maestro José Sargaço, atuará na Igreja de S. Vicente dia 21 de dezembro, pelas 17:30, e o Coral Évora, dirigido pelo maestro Octávio Martins, atuará no Salão Nobre da Fundação Inatel no dia 22 de dezembro, pelas 18:00, e na Igreja de Santo Antão no dia 23 de dezembro, às 17:00.

O tradicional Cante ao Menino estará a cargo da colaboração conjunta do Grupo Coral e Etnográfico “Cantares de Évora”, das Vozes do Imaginário e do Grupo Coral e Etnográfico do Ateneu Mourense, que realizarão um concerto no dia 22 de dezembro na Igreja de Santo Antão, com início às 18:00.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *