Cultura, Guimarães

Exposição “A Criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto” em Guimarães

De 6 de dezembro a 5 de janeiro, a Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva apresenta a exposição “A criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto”, uma seleção de 27 fotografias a preto e branco do espólio de Eduardo da Costa Teixeira Pinto, nascido em Amarante em 1933, fotógrafo profissional desde 1950 e expositor em vários salões de fotografia a partir de 1953.
A exposição transporta-nos até aos anos 50, 60 e 70, às aldeias mais isoladas da Serra do Marão, com as suas crianças tantas vezes descalças e até mesmo esfomeadas, ou à burguesia da vila e aos sonhos e esperanças dos seus diletos filhos. As imagens captadas revelam as emoções fortes das crianças, a coexistência entre a dor e a esperança.
A vasta obra de Eduardo Teixeira Pinto é dotada de um olhar poético sobre a realidade e fez de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do séc. XX, com fotografias que a sua família tem vindo a promover através de exposições itinerantes.
“A criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto” pode ser visitada na Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva de 6 de dezembro a 5 de janeiro de 2013
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *