Cultura, Torres Vedras

Temporada Darcos 012 termina com concerto dedicado a Florbela Espanca em Torres Vedras

A Temporada Darcos 012 chega ao fim no próximo dia 8 de dezembro com o concerto Fulgor e Poesia que terá lugar no Teatro-Cine de Torres Vedras pelas 21h30.

Este concerto, como tem sido normal nesta temporada, estará a cargo do grupo de música de câmara Ensemble Darcos, o qual será constituída na ocasião por Gaël Rassaert (violino), Reyes Gallardo (viola), Filipe Quaresma (violoncelo) e Hélder Marques (piano).

De realçar em Fulgor e Poesia a estreia absoluta de uma obra de Nuno Côrte-Real inspirada em Florbela Espanca bem como a participação da soprano Eduarda Melo que a interpretará.

Segundo refere a sinopse deste espetáculo “a poesia transbordante de Florbela Espanca, de um fulgor e intensidade inauditos, é o ponto de partida para a estreia absoluta de um ciclo de canções do compositor Nuno Côrte-Real. Compostas para a soberba voz de Eduarda Melo e o Ensemble Darcos (violino, viola, violoncelo e piano), elas espelham o universo emocional da poetisa, desde a euforia panteísta do amor, à mais triste mágoa de saudade e melancolia. Para completar a audição deste novo ciclo de canções, o Ensemble Darcos interpretará o quarteto nº2, em sol menor, de Gabriel Fauré, um dos maiores compositores franceses do século dezanove, criador de uma música envolta em puro charme, doçura e profundidade. Composto no ano de 1887, revela as várias características do estilo de Fauré, oferecendo a cada instrumento passagens quer de intimidade e lirismo, quer de verdadeiro júbilo e força; sem dúvida uma das mais importantes obras do romantismo francês, cujo brilhantismo iluminará este último concerto da Temporada Darcos 2012”.

Recorde-se que a Temporada Darcos 012 é um conjunto de concertos que se têm realizado este ano (a maioria no Teatro-Cine de Torres Vedras), cuja direção artística está a cargo do maestro e compositor torriense Nuno Côrte-Real, sendo os mesmos constituídos maioritariamente por música de câmara interpretada pelo grupo Ensemble Darcos, e alguns comentados por proeminentes figuras do panorama musical português
O programa do concerto Fulgor e Poesia é o seguinte:

 

 

G. Fauré (1845-1924)
Quarteto nº 2 para piano e cordas, em sol menor, op. 45
I. Allegro molto moderato
II. Scherzo: Allegro molto
III. Adagio non troppo
IV. Finale: Allegro molto

 

-pausa-

 

N. Côrte-Real (1971-)
Livro de Florbela (op. 42)
ESTREIA ABSOLUTA
para soprano, violino, viola, violoncelo e piano

I. Exaltação
II. Árvores
III. Os versos que te fiz
IV. Este livro
V. Num postal
VI. Cinzento
VII. À Morte

 

 

 

 

O preço do bilhete para se assistir ao concerto Fulgor e Poesia é de €5.

De referir que a Temporada Darcos 012 tem como hotel oficial o Ô Hotels & Resorts.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *