Cultura, Póvoa de Lanhoso

“Póvoa de Lanhoso, a estrela do Natal” prepara-se para receber visitantes

“Póvoa de Lanhoso, a estrela do Natal” é como se designa a proposta que pretende atrair visitantes ao concelho povoense a propósito de duas iniciativas: “Aldeia Natal” (na Diverlanhoso) e “Garfe, Aldeia dos Presépios” (na freguesia de Garfe). Fazer das terras de Lanhoso um destino obrigatório nesta época natalícia é o grande objetivo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que apoia a realização daquelas duas iniciativas.

 

A apresentação aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 4 de dezembro, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, e do seu executivo, e de representantes da organização das referidas iniciativas: o pároco de Garfe, padre Luís Fernandes, e o presidente da Junta daquela freguesia, José Castro, por parte de “Garfe, Aldeia dos Presépios”; e Paulo Barbosa, por parte da “Aldeia Natal”.

 

São esperadas milhares de pessoas. “Espero que seja um sucesso. Esta é uma forma de promover o turismo e de atrair pessoas ao concelho, pois é com essa finalidade que a Câmara Municipal apoia estas iniciativas. Garfe já tem uma história, já é um produto de referência do concelho, e a “Aldeia Natal” da Diverlanhoso é o primeiro ano que se realiza e espero que tenha sucesso. Acredito no projeto”, referiu o Presidente da Câmara Manuel Baptista, de entre outras considerações, à margem da apresentação. Coube ao pároco de Garfe apresentar “Garfe, Aldeia dos Presépios”, tendo recuado às origens desta iniciativa e percorrido a sua evolução ao longo dos anos até esta 11ª edição. “A iniciativa tem vindo a crescer. No primeiro ano, recordo que foram sete, atualmente estamos em 15 e não há muito mais por onde aumentar. Os presépios são maiores, têm melhorado, nunca são iguais, são diferentes, uns são maiores outros são menores. Tem havido presépios que mudam totalmente de um ano para outro”, salientou de entre outros aspetos. O representante da Diverlanhoso apresentou a primeira edição de “Aldeia Natal”, assegurando que será a primeira de muitas. “A aceitação do público tem sido muito boa. Vamos ajudar a trazer à Póvoa de Lanhoso milhares de pessoas e ajudar a colocar a Póvoa de Lanhoso num ponto de atração e, com isto, toda a população do concelho fica a ganhar e o comércio local”, referiu, de entre outras ideias.

 

As duas iniciativas direcionam-se para vertentes distintas do Natal, já que uma é de carácter religioso e outra é de âmbito comercial. É com esta complementaridade e criação de sinergias que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso espera poder atrair visitantes à Póvoa de Lanhoso, dinamizando turismo e, no fundo, a pequena economia local. De referir que cada uma destas duas iniciativas irá contribuir para a divulgação da outra.

 

A abertura de “Aldeia Natal” e de “Garfe, Aldeia dos Presépios” está agendada para o próximo dia 14 de dezembro, uma sexta-feira.

 

 

“Garfe, Aldeia dos Presépios”

As pessoas visitantes poderão encontrar 15 presépios em Garfe, espalhados por distintos lugares daquela freguesia. À semelhança dos anos anteriores, cada um dos presépios é presentado com a celebração de uma missa no local. “Garfe, Aldeia dos Presépios” apresenta exemplares ao ar livre, construídos pela população, podendo ser visitada gratuitamente entre os dias 14 de dezembro e 6 de janeiro de 2013. A abertura oficial está, porém, agendada para o dia 16 de dezembro, pelas 14h30, junto à nova rotunda de Garfe (a inaugurar nesse mesmo dia). Tal como em edições anteriores, haverá lugar a uma Feira de Natal (sábados 22 e 29 de dezembro e 5 de janeiro, das 14h30 às 23h00; domingos 16, 23 e 30 de dezembro e 6 de janeiro, das 14h00 às 18h00; 25 de dezembro e 1 de janeiro, das 14h30 às 18h00), divulgando produtos regionais e artesanato, nas antigas instalações da AMI. Este ano, haverá ainda animação musical, aos sábados, pelas 21h00, na Igreja Paroquial de Garfe: no dia 22 de dezembro – Concerto Musical da Orquestra da Escola de Música da Banda Musical de Calvos; no dia 29 de dezembro – Concerto de Fado; e no dia 5 de janeiro – Encontro Musical da “Aldeia dos Presépios”. No mesmo âmbito, a Câmara Municipal promove dois percursos pedestres pela “Aldeia dos Presépios” a 15 e 16 de dezembro.

 

 

“Aldeia Natal”

As nove casas de troncos de madeira que existem no parque aventura da Diverlanhoso, na freguesia de Oliveira, serão despidas e vestidas com roupagens diferentes, para materializar a ideia de uma “Aldeia Natal” gigante com espaços temáticos. Assim, as pessoas visitantes poderão conhecer a casa do Pai Natal, a casa do chocolate e a casa do brinquedo, por exemplo. Outras casas irão ser transformadas num miniteatro, num minicinema, numa minidiscoteca ou num local para divulgação de artesanato local. Haverá ainda uma mina encantada e a árvore de Natal, para além das atividades regulares da Diverlanhoso. A organização já conta cerca de três mil marcações. O preço dos bilhetes varia entre os cinco (para grupos com mais de 20 pessoas), os cinco euros e meio (para crianças até 15 anos e seniores com mais de 65 anos) e os seis euros (para adultos). A “Aldeia Natal” pode ser visitada de 14 a 26 de dezembro e as reservas podem ser feitas para info@diver.com.pt ou para 253 635 763. O horário de abertura é o seguinte: de segunda a sexta das 10h30 às 17h00 e aos fins de semana das 10h30 às 18h00. No dia 24 de dezembro fecha às 14h00 e no dia 25 de dezembro abre às 14h00. As pessoas visitantes poderão ainda reservar o almoço no restaurante do parque aventura.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *