Cultura, Montijo, Sociedade

Natal com Arte no Montijo

Este ano, Montijo vai ter um “Natal com Arte”! A Câmara Municipal, a Junta de Freguesia do Montijo e a Escola Profissional desenvolveram um projeto intitulado “Natal com Arte”, com muita criatividade e com uma forte mensagem de sensibilização ambiental.

Em colaboração com a comunidade escolar, a Associação de Comerciantes, instituições de solidariedade social e outras entidades de intervenção social, o Natal em Montijo vai ter presépios, árvores de Natal, doces e outras iguarias e, sobretudo, muito talento e arte.

A abertura oficial do “Natal com Arte” está marcada para dia 8 de dezembro, às 11h00 na Praça da República, com a inauguração do presépio em tamanho real, elaborado pelos do Agrupamento de Escolas do Montijo e Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra da Freguesia do Montijo.

A Árvore de Natal com seis metros de altura construída, com garrafas de plástico foi elaborada pelos alunos da Escola Profissional. No mesmo local, estarão também árvores de natal de dimensão mais reduzida elaboradas por diversas instituições de solidariedade, utilizando materiais recicláveis.

Na Galeria Municipal estará patente uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do 11.º e 12.º ano de Artes da Escola Secundária Jorge Peixinho.

Paralelamente, no mesmo espaço, decorrerá uma mostra de a “Arte dos Presépio”, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo. Peças únicas realizadas nas mais diversas matérias-primas, como o barro, a rafia, a casca de ovo de avestruz e a cortiça. Esta mostra estende-se, também, às instalações do Posto de Turismo.

Os visitantes vão poder comprar e provar doces tradicionais de Natal, confecionados pelas instituições de solidariedade social locais. As receitas reverterão para as instituições. No local vão estar, também, iguarias de produtores locais.

 

 

No dia 10 de dezembro será inaugurada uma exposição de trabalhos elaborados pelos trabalhadores da Câmara Municipal do Montijo. A Autarquia desafiou os seus trabalhadores a revelarem talentos escondidos e o resultado foi surpreendente cheio de criatividade, podendo ser visto até ao dia de Reis no átrio do Edifício dos Paços do Concelho.

No dia 11 de dezembro, a partir das 16h30, o palco do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida receberá a Gala Solidária, que contará com a atuação dos MAXI, e com música, dança e outras performances protagonizadas pelo Grupo DansasAparte da Cerci Montijo/Alcochete, pelo Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM), pela Academia de Talentos TU Kontas (+ainda) e pela Tuniseti – Tuna Académica da Universidade Sénior do Montijo.

A encenação do espetáculo estará a cargo do CRAM. A entrada é gratuita: um bilhete por um alimento. Os alimentos recolhidos serão entregues à Rede de Apoio Alimentar do concelho do Montijo.

Como não poderia deixar de ser a música também desempenha o seu papel no Natal. No dia 15 de Dezembro, o Grupo Coral do Montijo actua, pelas 21h30, no Cinema Teatro Joaquim D´Almeida. À semelhança de anos anteriores, a autarquia leva a cabo o ciclo de concertos “Uma igreja, um concerto”. Assim, no dia 16 de dezembro, pelas 16h00 na Igreja da Atalaia atua o Grupo Animia Vox, grupo de música quinhentista.

No dia 23 de Dezembro, às 16h00, na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, Montijo tem lugar a atuação do Grupo Polifónico da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro com a participação especial da Orquestra de Violinos da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro.

Este Natal, queremos uma cidade atrativa e imbuída do melhor espírito natalício para os montijenses e visitantes. Venha viver um “Natal com Arte”!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *