Póvoa de Varzim, Turismo

Sabores Poveiros 2012 terminam premiando Rabanada – Póvoa de Varzim

Decorreu dia 2,  no Posto de Turismo, mais uma edição do concurso Delícia de Rabanada, no qual participaram perto de duas dezenas iguarias, entre particulares e estabelecimentos, que disputaram a melhor apresentação e degustação.

Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro do Turismo, Andrea Silva, Vereadora da Ação Social, e Luís Diamantino, Vereador da Educação, estiveram presentes na XV edição do concurso que, para além de promover a gastronomia poveira, tem também uma vertente solidária.

Lucinda Delgado mostrou-se satisfeita com a adesão dos concorrentes, nomeadamente, os estabelecimentos da restauração que “passam a imagem”, cumprindo o objetivo de “levar a Póvoa a todos os cantos do país e quem sabe, um dia, a nível internacional. Queremos que a Póvoa seja conhecida pela Pescada e Rabanada à Poveira”, assumiu a autarca.

O evento contou com a presença de dezenas de pessoas que não quiseram perder a oportunidade de provar as rabanadas e votar na sua preferida. Para além disso, podiam ainda adquirir as rabanadas vencedoras da edição do ano passado, sendo que o valor angariado com as vendas reverteu na íntegra para o MAPADI, após sorteio entre as 16 instituições de solidariedade do concelho.

Na edição deste ano, além de ser distinguido o prémio do público, que foi para a rabanada do Café Snack-bar Dajuri (nº11), foram atribuídos os prémios do júri, ficando em 3º lugar o Restaurante 31 de Janeiro (nº8) e o Restaurante Di António (nº4); em 2º lugar o Restaurante Os Três Rapazes (nº9) e, em 1º lugar, a pastelaria Creme e Canela (nº3). Foram ainda distinguidas duas das concorrentes com o Prémio Apresentação. Aqui, em 1º lugar ficou o Café Snack-bar Dajuri e, em 2º lugar, o Restaurante O Pátio (nº12). Esta foi uma nova distinção que visou a inovação, como realçou Lucinda Delgado: “no ano passado tivemos o molho, este ano o empratamento e no próximo ano será outro ponto, porque temos de estar sempre a inovar”.

A decorar o Posto de Turismo, além dos doces, estavam desenhos dos alunos de três escolas primárias do concelho (Escola Nova, Escola do Século e Escola do Desterro) que participaram na iniciativa “Sabores Poveiros nas Escolas”. Os desenhos foram também alvo de reconhecimento nesta sessão.

Estes trabalhos resultaram de uma ação desenvolvida pelo município que teve como propósito levar as crianças a conhecer a gastronomia tradicional poveira e partir à descoberta dos ingredientes nela utilizados, seguindo o percurso desde a sua origem até ao momento da comercialização. Sobre esta iniciativa, Lucinda Delgado referiu que através dos alunos a mensagem passou para os pais, realçando o seu cariz pedagógico de mostrar aos mais novos a origem dos produtos e processo até à venda. A todos os envolvidos, pais, alunos e professores, a Vereadora agradeceu o empenhamento e colaboração.

A terminar a programação Sabores Poveiros 2012, teve também lugar o Fim de Semana Gastronómico dedicado à Pescada e Rabanada à Poveira. Aos restaurantes aderentes, Lucinda Delgado deixou também uma palavra de agradecimento pela adesão à iniciativa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *