Sociedade, Turismo, Vila Real de Santo António

Aldeia do Natal regressa a Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António recebe mais uma edição da «Aldeia do Natal», na Praça Marquês de Pombal, entre os dias 7 de dezembro e 6 de janeiro de 2013.

 

No espaço não irá faltar a casa do Pai Natal, onde os mais novos poderão escrever cartas com os seus pedidos. Também aqui haverá oficinas de culinária, pinturas faciais e modelagem de balões.

 

Tudo isto será enquadrado por uma Feira de Natal, onde se poderá encontrar uma dezena de bancas com venda de produtos alusivos à época, além de carrocéis, divertimentos, trampolins e insufláveis.

 

Para dinamizar o comércio local, foram instaladas iluminações natalícias em duas ruas da cidade e na Praça Marquês de Pombal. Respondendo ao cenário de crise, estas serão as únicas zonas a receber decorações, cujo orçamento foi reduzido ao máximo.

 

Esta programação será acompanhada por música ambiente e por concertos, dinamizados por associações locais, que terão lugar durante os fins de semana do mês de dezembro.

 

Um dos pontos altos das celebrações será o presépio gigante de Vila Real de Santo António, instalado no Centro Cultural António Aleixo. A estrutura abre ao público na próxima quinta-feira, dia 6 de dezembro, e conta com mais de 3500 figuras e 16 toneladas de material.

 

 

Feiras e mercados para todos

 

Para quem quiser oferecer presentes originais, a sugestão passa por uma visita ao Mercadinho de Natal de Cacela Velha, no dia 16 de dezembro, entre as 10h30 e as 17h00. Aqui será possível encontrar artesanato tradicional, produtos alimentares, bijutarias, brinquedos e uma ampla variedade de produtos naturais.

 

Às iniciativas de rua, junta-se a Mostra de Artesanato Natalícia, que terá lugar nos dias 6, 7, 8, 9 e 22 de dezembro, em VRSA, junto à Câmara Municipal, entre as 10h00 e as 17h00.

 

Para quem preferir construir os seus próprios brinquedos, o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela irá dinamizar, na antiga escola primária de Santa Rita (Cacela), uma oficina de brinquedos, no dia 8 de dezembro, entre as 14h30 e as 17h30.

 

A programação de Natal em VRSA fica completa com dois espetáculos no Centro Cultural António Aleixo.

 

No dia 13, às 21h00, o Clube de Teatro «Cenas e Figuras», da EB de Monte Gordo, apresenta o espetáculo musical «V Abraço de Natal».

 

No dia seguinte, a 14 de dezembro, às 21h30, o grupo de teatro «II Acto» apresenta «Pátio do Natal», uma comédia bem portuguesa que celebrará a festa do Natal.

 

A «Aldeia do Natal» é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de VRSA / Sociedade de Gestão Urbana de VRSA, EM, Junta de Freguesia de VRSA e delegação de VRSA da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (Acral).

 

 

 

Nota de agenda:

Inauguração da Aldeia do Natal e chegada do Pai Natal

– 7 de Dezembro, sexta-feira

– 17h30

– Praça Marquês de Pombal

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *