Cultura, Óbidos

VI Grande Exposição de Presépios da vila de Gaeiras em Óbidos

A VI Grande Exposição de Presépios da vila de Gaeiras vai contar com cerca de mil Presépios, patentes de 7 de dezembro de 2012 a 6 de janeiro de 2013. A mostra vai ter lugar no antigo Armazém dos Vinhos, situado na Rua Principal, na localidade de Gaeiras, e está inserida no evento Óbidos Vila Natal. A edição deste ano tem várias novidades.

No local da exposição vai estar um presépio tradicional, em ponto grande e animado, da autoria de Américo Barros, que representou a figura do Leproso, durante o Mercado Medieval de Óbidos. Eduardo Constantino, um ceramista em vidrados cerâmicos, com uma prestigiosa carreira internacional, a viver na Bretanha, França, criou um “presépio único” para esta mostra.

Este ano, em parceria com a Obidos.com (Associação Empresarial do concelho de Óbidos), a mostra tem uma “extensão” na Rua Direita, em Óbidos. Vão estar expostos trabalhos das IPSS e dos Complexos Escolares do Concelho de Óbidos e um exemplar de grandes dimensões, feito em cortiça, da autoria de José Costa. A Óbidos.com patrocina um prémio para o melhor Presépio da Exposição a eleger pelo público e por um júri.

A lista de participantes é composta por artesãos vindos de todos os pontos do País, que trabalham em materiais diferentes, sendo os presépios feitos desde pedra, azulejaria, cerâmica, madeira, ferro, barro, vidro, casca de ovo, tecido, conchas, entre outros… Foi convidado a participar nesta mostra o CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria da Cerâmica – Caldas da Rainha.

A Exposição inaugura no dia 7 de dezembro, às 18 horas, e é organizada pela Junta de Freguesia de Gaeiras, com o apoio da Óbidos Criativa E.E.M. e do Município de Óbidos.

Pode ser visitada diariamente entre as 14h00 e as 18h00 (dias úteis) e das 14h00 às 20h00 (sábados, domingos e feriados).

A entrada para visitar a exposição é livre. No entanto, haverá o habitual “Almude mealheiro” para angariar os possíveis donativos, de particulares ou empresas, que

revertem a favor da construção da nova Igreja da vila de Gaeiras.

Informações:

Junta de Freguesia de Gaeiras

Morada: Rua Principal, 75 – 77 R/C

2510 – 729 Gaeiras

Telefone: 262 958 671

E-mail: junta.gaeiras@mail.telepac.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *