Sociedade, Vila Real de Santo António

Ayamonte e Vila Real de Santo António constituem primeira «Eurocidade» do Sul da Península Ibérica

Os municípios vizinhos de Vila Real de Santo António e Ayamonte (Espanha) preparam-se para dar mais um passo no âmbito das suas relações de proximidade, ao tornarem-se na primeira Eurocidade do Sul da Península Ibérica.

 

A medida foi formalizada em Ayamonte, num encontro que reuniu a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e as autarquias de VRSA e de Ayamonte, e pretende aumentar a centralidade destas duas cidades, ambas localizadas na extremidade quer da região do Algarve, quer da região da Andaluzia.

 

O rio Guadiana será o elo de ligação da futura «Eurocidade Ayamonte – Vila Real de Santo António», já que foi através desta via fluvial que se foram cimentando as relações entre as duas localidades e criando elos de ligação, de que são exemplo a Ponte Internacional do Guadiana ou a travessia via ferry.

 

«Se, até agora, estar na periferia de cada uma das regiões poderia ser sinal de alguma fragilidade, esta nova forma de agregação permite-nos valorizar o melhor de cada uma das cidades e ganhar centralidade», nota o presidente da Câmara Municipal de VRSA.

 

O acordo vai além das trocas comerciais e culturais e possibilitará aos habitantes de VRSA utilizar os equipamentos coletivos de Ayamonte, beneficiando das mesmas condições dos residentes daquela localidade espanhola, e vice-versa.

 

Para isso, está em estudo a criação do cartão do Eurocidadão, cujas vantagens deverão estender-se ao comércio tradicional, através de um conjunto de descontos e promoções concedidos aos portadores.

 

«Além podermos iniciar uma promoção turística e comercial conjunta das margens do Guadiana, não nos podemos esquecer que Ayamonte se localiza a pouco mais de uma hora de Sevilha e, com isso, VRSA passará a beneficiar deste raio de influência que abrange mais de um milhão de habitantes».

 

A constituição oficial da «Eurocidade Ayamonte – Vila Real de Santo António» será formalizada em janeiro, através da assinatura de um protocolo, seguindo-se a definição das áreas prioritárias e setores de colaboração.

 

Posteriormente, será criada uma sede da Eurocidade, que servirá como um ponto de informação, onde será possível, por exemplo, emitir o cartão de Eurocidadão.

 

 

 

O que é uma Eurocidade?

 

A futura «Eurocidade Ayamonte – VRSA» é exemplo de um novo modelo de cooperação que vai mais além da colaboração institucional e do somatório de simples programas e iniciativas, adotando uma nova visão de cidadania europeia.

 

O projeto visa a conjugação de esforços e recursos, através do planeamento e da gestão conjunta dos serviços e dos equipamentos dos municípios fronteiriços. As intervenções, dirigidas aos cidadãos, pretendem promover a convergência institucional, económica, social, cultural e ambiental entre as duas cidades que passam a utilizar o efeito fronteira como uma oportunidade de desenvolvimento territorial e sócio-económico.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *