Nisa, Sociedade

Seminário “Reabilitação Preventiva, Intervenção Local” em lNisa

A 11 de dezembro, a partir das 10H30, vai decorrer no auditório da Biblioteca Municipal de Nisa o Seminário “Reabilitação Preventiva, Intervenção Local”, organizado pela Câmara Municipal de Nisa e pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

 

No seminário será apresentado o projeto de criação da 1ª Equipa de Intervenção Local em Nisa que visa a intervenção preventiva e o envolvimento das populações na redução dos riscos associados aos efeitos de catástrofes provocados por fenómenos da natureza ou outros, aumentando assim a sua capacidade de resposta na perspetiva da proteção civil nas situações mais vulneráveis de pessoas e bens, nomeadamente no que respeita aos idosos e aos povoados isolados.

 

O seminário decorrerá com três painéis:

– O Painel 1, tem por tema: Proteção Civil e Problemas do Ordenamento do Território, será moderado pelo engenheiro Carlos Mendes (ANPC) e terá comunicações da arquiteta Margarida Cancela de Abreu – “Ordenamento do Território na Interioridade”, do professor Carlos Cebola – “Nisa interioridade – história e resiliência”, da arquiteta Maria João Barbini – “Ecoturismo – caso de estudo da Guarda”, do engenheiro Giuseppe Cornaglia (ANPC) – “Sardenha – aplicação do conceito turístico Albergo Diffuso” e da engenheira Maria Anderson (ANPC) – “Enquadramento do conceito de Reabilitação Preventiva”.

 

– O tema do segundo painel é: “Reabilitação Preventiva – Um desafio de Proteção Civil”, será moderado pelo Comandante Belo da Costa (ANPC) e contará com comunicações de Gabriela Tsukamoto (CMN) – Reabilitação como fator preventivo nas características de Nisa”, do dr. Luís Carvalho (Serviço Municipal de Proteção Civil da Amadora) – “Importância das comunidades na resolução das crises globais atuais – Amadora é resiliente” e do arquiteto José Paixão – “Um caso de empreendedorismo social: Projeto-piloto Arrebita Porto”.

 

– O Painel 3 tem por tema “Equipas Multidisciplinares de Intervenção Local em Nisa”, terá moderação do doutor Henrique Vicêncio e comunicações da engenheira Maria Anderson – “Enquadramento do projeto das Equipas de Intervenção Local em Nisa e do Vereador da CMN Manuel Bichardo e do dr. José Alberto Agostinho (Serviço Municipal de Proteção Civil  de Nisa) – “Apresentação da Primeira Equipa de Intervenção Local em Nisa e parcerias”.

 

O seminário culminará com uma sessão-oficina “Olhares sobre a Proteção Civil”, com atuação de artes performativas envolvendo associações locais e um perito em restauro de edifícios.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *