Castro Marim, Cultura

O Bibliomóvel em Castro Marim

A Câmara Municipal de Castro Marim coloca em funcionamento, nesta quadra natalícia, o Bibliomóvel. Este projeto resulta de uma candidatura ao programa comunitário PRODER e insere-se no desenvolvimento de uma política cultural efetiva do executivo junto das populações, que visa democratizar o acesso ao conhecimento e à leitura de toda a comunidade local.

O arranque do Bibliomóvel vai acontecer no mês de Dezembro, com deslocações às escolas do 1º ciclo, durante as quais os alunos se vão inteirar do modo de funcionamento e das potencialidades desta biblioteca itinerante.

Trata-se de uma biblioteca móvel apetrechada de meios especializados e informatizados, uma extensão da Biblioteca Municipal de Castro Marim, que transporta, essencialmente, livros, mas também dvds, cds e cdroms. Destinado, primariamente, à população que vive nas localidades das  freguesias mais afastadas da sede do concelho, o Bibliomóvel passará a visitá-las com uma periodicidade quinzenal.

Quanto ao modo de funcionamento desta biblioteca itinerante, qualquer cidadão em Furnazinhas, Alta Mora ou Pisa Barro poderá ser um dos utilizadores do Bibliomóvel, dispondo de um cartão para o efeito que poderá ser requisitado no local e que lhe permite a requisição de todo o tipo de documentos.

Cada utilizador, se assim o entender, pode requisitar dois documentos por um prazo de 15 dias, renovável duas vezes por igual período.

O Bibliomóvel funcionará de segunda a sexta-feira, além da promoção do livro e da leitura, será um espaço que disponibilizará outros tipos de informação aos utilizadores no âmbito cultural, social, desportivo ou informação ao munícipe.

A Câmara Municipal acredita que o renascer da biblioteca móvel no concelho é um valioso contributo ao enriquecimento cultural das pessoas, num compromisso para com o lema inscrito na Biblioteca Municipal: estar “para além do conhecimento”.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *