Póvoa de Lanhoso, Sociedade

II Semana da Igualdade sensibilizou públicos distintos na Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu a II Semana para a Igualdade. “Estamos atentos e somos sensíveis a este assunto”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista. “Procuramos, dentro do possível e através do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, que criámos, ajudar e acompanhar as vítimas de violência doméstica”, adiantou ainda o autarca. Para além daquele recurso, recorde-se que está em elaboração o Plano Municipal para a Igualdade de Género.

Proporcionar momentos de reflexão sobre Direitos Humanos, Direitos do homem, Direitos das Crianças; Violência Doméstica, de género e no namoro, de entre outros aspetos, foram os objetivos desta II Semana para a Igualdade, que decorreu entre 19 e 25 de novembro. Esta edição destinou ações de sensibilização, informação e formação para o público escolar (desde o pré-escolar ao ensino superior, em colaboração com a OIKOS), para profissionais de uma entidade local com responsabilidade social e para o pessoal da Autarquia.

Esta Semana encerrou mesmo com a abertura de uma exposição de trabalhos elaborados por funcionários e funcionárias da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, desafiados/as a ilustrar as suas visões sobre o tema da Igualdade. O próprio executivo municipal também participou. Esta mostra, que fica patente nos próximos dias nos Paços do Concelho, reúne cerca de 30 criações distintas, que vão desde a fotografia à escrita, passando por construções em madeira e pinturas, de entre outras. Esta iniciativa também visou assinalar o Dia Mundial para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro), tendo envolvido na organização o SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e o Gabinete de Comunicação e Relações Públicas com a colaboração da Associação de Funcionários da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

Uma das ações que teve mais participantes (cerca de 250 crianças) decorreu no dia 22 de novembro, na EB1/JI da Póvoa de Lanhoso, envolvendo os/as mais novos/as nas comemorações do Dia dos Direitos Internacionais das Crianças. A Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, acompanhou esta atividade, tendo dirigido algumas palavras aos mais pequenos e às mais pequenas, refletindo com eles/as quais são alguns dos seus direitos, como o direito à alimentação, à habitação e à educação, de entre outros. A comunidade escolar mostrou-se muito participativa. Nas suas mãos, cada criança tinha um coração de papel com mensagens sobre o tema em destaque naquele dia.

A II Semana para a Igualdade inseriu-se nas ações de sensibilização, de formação e de informação que o Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e/ou LocalDiguais têm vindo a desenvolver junto de públicos específicos.

De lembrar ainda que, pelo terceiro ano consecutivo, em 2012 a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso recebeu o galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *