Educação, Estarreja, Sociedade

Escola Ninho de Ciência “Um dia podes ser cientista” – Estarreja

A astronomia está nas salas de aula até ao final da semana, como forma de despertar as crianças para a ciência. A Câmara Municipal de Estarreja promove o programa “Escola Ninho de Ciência”, que percorre as 15 escolas do 1º ciclo (14 do ensino público e 1 privada) do concelho até dia 30, abrangendo 569 alunos dos 3º e 4º anos.

 

As ações são orientadas pelo astrónomo José Matos que este ano aborda o tema “O nosso vizinho marciano”, aproveitando a atual missão a Marte, que a curiosidade humana fez com que fosse o mais visitado por sondas espaciais desde os anos 60 e hoje “volta a ser um planeta mediático”, explica o astrónomo da FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro.

 

A ciência chega à sala de aula de uma forma diferente, “usando imagens e os modelos/máquinas utilizados” nas explorações. José Matos procura “testar e espicaçar o espírito crítico” dos alunos que se mostram atentos e curiosos. “Eles vão entusiasmados para casa e falam no seu contexto familiar destas aventuras”, afirmava com satisfação José Matos após uma aula na EBI de Pardilhó.

 

A sensibilização dos alunos para a ciência é outro objetivo da iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja porque entre estes pequenos alunos pode haver um futuro cientista.

 

Manter um conjunto de programas de complemento curricular é a finalidade da autarquia ao criar estas iniciativas num “esforço autárquico e de parceria com as escolas de fornecer uma mais-valia em termos de complemento curricular diversificando a formação dos alunos”, disse o vereador da Educação, João Alegria, que aposta no raciocínio e o conhecimento cientifico como forma de promover o desenvolvimento socioeconómico. “É pelo conhecimento que hoje podemos ter mais-valias para o desenvolvimento económico do nosso país”.

 

Próximas sessões

 

DIA

Escolas

Horários

Turma/Nº de Alunos

28

Srª Monte 9h30-10h30 3º e 4º ano/28
Stº Amaro 11h-12h 3º e 4º ano/24
Canelas 14h-15h 3º e 4º ano/28
       

29

Laceiras 9h30-10h30 3º e 4º ano/22
11h-12h 4º ano/26
Terra Monte 14h-15h 3º e 4º ano/28
       

30

João de Deus

9h30-10h30 3º ano/21
11h-12h 4º ano/15

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *