Cultura, Turismo, Vale de Cambra

Património do concelho de Vale de Cambra reconhecido como de interesse nacional

As gravuras rupestres do Outeiro dos Riscos, localizado na freguesia de Cepelos, foram anunciadas em Diário da República do dia 21 de novembro, como Sítio de Interesse Público, cuja condição física atual deverá ser preservada e permitir apenas ações de observação, investigação ou valorização.

 

 

No despacho, a diretora geral do Património Cultural,Isabel Cordeiro, declara que irá agora propor à  respetiva Secretaria de Estado, a classificação das gravuras do Outeiro dos Riscos, que já têm o parecer positivo da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura.

Para a Câmara Municipal de Vale de Cambra, na pessoa da Vereadora da Cultura, Adriana Rodrigues, “trata-se de mais um passo no processo de classificação do sítio arqueológico como sítio de interesse público, reconhecendo a sua importância no contexto da arte rupestre datada entre os finais do neolítico e o bronze final”.

O Outeiro dos Riscos tem sido, recorde-se, alvo de trabalho e empenho da Autarquia no sentido de o preservar e conservar, sendo que neste momento, a Câmara Municipal, em parceria com o projeto ENARDAS do CITCEM – Universidade do Minho e financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia, está a desenvolver o seu estudo.

Recorde-se também que o Outeiro dos Riscos destaca-se por uma série de gravuras circulares de formas concêntricas escavadas num plano de rocha quase vertical e datadas da Idade do Bronze (há cerca de 5.000 anos).

O Anúncio do Diário da República define ainda dois níveis de proteção distintos: para a zona dos penedos com gravuras está proibido qualquer tipo de edificação; na zona envolvente, apontada como “de elevada sensibilidade arqueológica”, também só são admitidas “intervenções de investigação ou valorização”, recomendando-se a sua “preservação integral”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *