Cultura, Torres Vedras

Filme sobre a terceira invasão napoleónica a Portugal e as Linhas de Torres Vedras vai ser exibido no Teatro-Cine de Torres Vedras

O filme Linhas de Wellington vai ser exibido entre os próximos dias 30 de novembro e 2 de dezembro, no Teatro-Cine de Torres Vedras.

Nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro será apresentado pelas 21h30; já no dia 2 de dezembro, sê-lo-á pelas 15h.

Produzida por Paulo Branco, realizada por Valéria Sarmiento (que deu continuidade ao trabalho do falecido cineasta Raoul Ruiz) e com argumento de Carlos Saboga, esta longa-metragem conta com um elenco de alto gabarito que inclui nomes consagrados do panorama cinematográfico internacional da 7.ª Arte como John Malkovich, Catherine Deneuve, Chiara Mastroianni, Marisa Paredes ou Isabelle Huppert, para além de atores nacionais de renome como Soraia Chaves, Vitória Guerra, Maria João Bastos, Nuno Lopes, Albano Jerónimo, Carloto Cotta, Marcello Urgeghe, Afonso Pimentel, Filipe Vargas, Adriano Luz, Gonçalo Waddington ou Paulo Pires.

Recorde-se que Linhas de Wellington retrata um dos mais dramáticos e determinantes acontecimentos da História portuguesa e europeia: a 3.ª invasão napoleónica a Portugal.

Segundo refere a sinopse deste filme, o ponto de partida da trama do mesmo acontece a 27 de setembro de 1810, quando “as tropas francesas comandadas pelo marechal Massena são derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército anglo-português do general Wellington. Apesar da vitória, portugueses e ingleses retiram-se a marchas forçadas diante do inimigo, numericamente superior, com o objectivo de o atrair a Torres Vedras, onde Wellington fez construir linhas fortificadas dificilmente transponíveis. Simultaneamente, o comando anglo-português organiza a evacuação de todo o território compreendido entre o campo de batalha e as linhas de Torres Vedras, numa gigantesca operação de terra queimada, que tolhe aos franceses toda a possibilidade de aprovisionamento local. É este o pano de fundo das aventuras de uma plêiade de personagens de todas as condições sociais – soldados e civis; homens, mulheres e crianças; jovens e velhos -, arrancados à rotina quotidiana pela guerra e lançados por montes e vales, entre povoações em ruína, florestas calcinadas, culturas devastadas. Perseguida encarniçadamente pelos franceses, atormentada por um clima inclemente, a massa dos foragidos continua a avançar cerrando os dentes, simplesmente para salvar a pele, ou com a vontade tenaz de resistir aos invasores e rechaçá-los do país, ou ainda na esperança de tirar partido da desordem reinante para satisfazer os mais baixos instintos. Todos, quaisquer que sejam o seu carácter e as suas motivações – do jovem tenente idealista Pedro de Alencar, passando pela maliciosa inglesinha Clarissa Warren, ou pelo sombrio traficante Penabranca, até ao vindicativo sargento Francisco Xavier e à exuberante vivandeira Martírio -, convergem por diferentes caminhos para as linhas de Torres, onde o combate final deve decidir do destino de cada um”.

O preço do bilhete para se assistir a Linhas de Wellington no Teatro-Cine de Torres Vedras é de €3.

 

 

ELENCO: NUNO LOPES (Sargento Francisco Xavier), SORAIA CHAVES (Martírio), MARISA PAREDES (D.ª Filipa Sanches), JOHN MALKOVICH (General Wellington), CARLOTO COTTA (Tenente Pedro de Alencar), VICTÓRIA GUERRA (Clarissa Warren), MARCELLO URGEGHE (Major Jonathan Foster), JEMIMA WEST (Maureen), AFONSO PIMENTEL (Zé Maria), MIGUEL BORGES (Manuel Pena Branca), MATHIEU AMALRIC (General Barão de Marbot), MELVIL POUPAUD (Marechal Masséna), FILIPE VARGAS (Vicente de Almeida), ADRIANO LUZ (Bordalo), JOÃO LUÍS ARRAIS (Jovem Autista), ELSA ZYLBERSTEIN (Irmã Cordélia), VINCENT PEREZ (Lévêque), ALBANO JERÓNIMO (Abade), JOANA DE VERONA (Brites) e GONÇALO WADDINGTON (Enfermeiro, Eusébio, Zanaga, Espião). Com a cumplicidade de: CATHERINE DENEUVE (Severina), ISABELLE HUPPERT (Cosima Pia), MICHEL PICCOLI (Léopold Schweitzer), CHIARA MASTROIANNI (Hussardo), MALIK ZIDI (Octave de Ségur), MARIA JOÃO BASTOS (Maria de Jesus) e PAULO PIRES (Alberto).

FICHA TÉCNICA:

Realização: VALERIA SARMIENTO
Argumento Original: CARLOS SABOGA
Direção de Fotografia: ANDRÉ SZANKOWSKI a.i.p
Direção de Arte: ISABEL BRANCO
Direção de Produção: ANA PINHÃO MOURA
1º Assistente de Realização: JOÃO PINHÃO
Montagem: VALERIA SARMIENTO e LUCA ALVERDI
Som e Misturas: RICARDO LEAL, MIGUEL MARTINS e ANTÓNIO LOPES
Musica Original: JORGE ARRIAGADA
Produção: PAULO BRANCO

Coprodução: ALFAMA FILMS, FRANCE 3 CINEMA
Com a participação: ICA/MINISTÉRIO DA CULTURA, RTP, CANAL +, FRANCE TELEVISIONS, CNC, CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS, em associação com COFINOVA 8

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *