Cultura, Sardoal

Sinagoga e pequeno judeu de Tomar em divulgação no Sardoal

As obras “A Sinagoga e o Bairro Judaico de Tomar” e “Salomão Levi, o pequeno judeu de Tomar”, da autoria de Susana Afonso, constam de uma ação de divulgação literária, a ter lugar no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, no sábado, dia 1 de dezembro, a partir das 16 horas.

A primeira, concebida em forma de Guia, leva o leitor a uma viagem no tempo, recuando 500 anos. Tomar tem a mais antiga Sinagoga preservada. Foi escola, casa de oração e câmara dos vereadores da comuna. Era o lugar central do bairro judaico de Tomar, era o coração da Judiaria. A partir da leitura do Guia irá ficar a conhecer em detalhe a Sinagoga, o bairro judaico, uma breve história dos judeus em Tomar e em Portugal, além de noções da cultura judaica. Este guia tem uma versão em francês.

Quanto a Salomão Levi, o livro conta a sua história na primeira pessoa. Trata-se de uma visão infantil de como era ser judeu em Tomar na época, explicando de forma simples toda a temática judaica do século XV. As deliciosas ilustrações foram feitas por crianças de um Agrupamento Escolar de Tomar.

As obras têm a chancela da Editora Heart Books, o apoio do Turismo – Lisboa e Vale do Tejo. O Município sardoalense colabora nesta ação de divulgação.

Susana Maria Henriques Afonso nasceu em Abrantes em 1974, mas considera-se natural de Valhascos, freguesia do concelho de Sardoal. Desde cedo que a literatura entrou na sua vida, devorando todos os livros que seu pai, Miguel, e sua mãe, Elvira, tinham em casa. Foi estudar para a Universidade de Coimbra, onde se licenciou em História, variante História da Arte, seguindo depois para a Universidade Católica e depois para a Portucalense. Trabalhou durante alguns anos na Câmara de Sardoal, com especial dedicação na Biblioteca Municipal. Atualmente trabalha em Tomar, onde tem diversos projetos em curso.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *