Cultura, Lousã, Turismo

Mostra de Artes e Ofícios – Artesanato, gastronomia e animação na Lousã

A Mostra de Artes e Ofícios da Lousã que irá decorrer entre os dias 7 e 9 de dezembro, no Parque Municipal de Exposições, assume-se como uma excelente alternativa para visitar e conhecer o artesanato de todo o país e para efetuar as suas compras de natal.

 

As inscrições ainda se encontra abertas, estando, neste momento, garantida a participação de 41 artesãos, dos quais 32 são do Concelho da Lousã e de 16 expositores ligados à gastronomia.

 

Neste evento será possível fazer um percurso por inúmeras artes e ofícios tradicionais do nosso país, como sejam a cestaria, trabalhos em xisto, trabalhos com vidro, bordados e a filigrana, entre outros, mas também pelas sempre saborosas iguarias gastronómicas portuguesas como sejam os vinhos, licores, azeites, enchidos, queijos e os doces tradicionais. Refira-se que, no processo de inscrição, tem sido privilegiados os artesãos que efetuem trabalho ao vivo.

 

Paralelamente, a Mostra de Artes e Ofícios da Lousã conta, também, com um programa de animação que privilegiou os grupos e instituições locais, onde se destacam, no dia 7 de dezembro (sexta feira), pelas 21h30m a atuação do  Grupo “Guitarras e Vozes” da ADRAS (Associação Didática e Recreativa Arte e Saber da Lousã), no dia 8 de dezembro (sábado), pelas 17h30m, um Desfile de “moda reciclada”, no âmbito do projeto “Lousã Criativa Recicla-te” e, pelas 21h30, a atuação do Grupo de Cantares das Gândaras. No dia 9 de dezembro (domingo), pelas 16h, terá lugar uma atuação da Academia de Bailado da Lousã.

 

Segundo o Presidente da Câmara, Luís Antunes, “este evento, com o formato assumido desde o ano passado, vai ao encontro das sugestões dos próprios artesãos e dos visitantes que entendem que o evento, sendo realizado em período festivo, poderá levar a uma propensão maior para a aquisição de alguns produtos”.

 

A Mostra de Artes e Ofícios é organizada pela Câmara Municipal da Lousã em parceria com a Loja das Aldeias do Xisto do Candal e tem o apoio da Telomir.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *