Arouca, Cultura, Educação

Dois escritores foram à escola – Arouca

Manuela Mota Ribeiro e Richard Zimler estiveram, respetivamente, na EB 2,3 e na Escola Secundária de Arouca. Ambos «foram à escola» na passada terça-feira, 20 de novembro. Manuela Mota Ribeiro partilhou com os alunos do 1º ciclo e da EB 2,3 os seus contos «O Kiko dentinho de leite» e «Granadas castanhas no jardim dos cãezinhos», ao passo que Richard Zimler falou aos estudantes da ESA, que estão a descobrir o seu romance «Ilha Teresa», sobre o ato de prazer que escrever pode proporcionar.

 

No âmbito do Concurso Nacional de Leitura, o escritor norte-americano Richard Zimler esteve na Escola Secundária de Arouca (ESA). Natural de Nova Iorque mas naturalizado português há uma década, este romancista é o autor, entre muitas outras obras premiadas, de «Ilha Teresa», precisamente o livro selecionado por cerca de 140 estudantes da ESA que estão a participar – nesta altura decorre a fase inicial – naquela prova de incentivo à leitura destinada aos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário. Entre o seu passado nos EUA e uma vida entregue à escrita, Richard Zimler deixou uma mensagem aos jovens presentes: «Escrever é, emocionalmente, um ato de prazer!».

 

Durante a tarde, alunos do ensino básico de Arouca desfrutaram da oportunidade de conviver com a escritora Manuela Mota Ribeiro. O encontro aconteceu na EB 2,3 e o motivo foi a Feira do Livro que ali está a decorrer. «O Kiko dentinho de leite» foi o conto que a autora apresentou às crianças das escolas do 1º ciclo do Ensino Básico de Ponte de Telhe e Arouca. Por sua vez, «Granadas castanhas no jardim dos cãezinhos» foi a história que prendeu a atenção dos estudantes de duas turmas da EB 2,3 de Arouca. Entre o exercício da medicina e o ensino, Manuela Mota Ribeiro dedica-se hoje, quase a tempo inteiro, à escrita de contos infantis, com abordagens incidindo especialmente sobre a diferença, o «bulling» e a higiene oral.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *