Desporto, Lamego

Professores e alunos de Lamego receberam formação sobre Gira-Volei

A vontade de apresentar uma nova estratégia de abordagem ao Gira-Volei e a melhoria do processo de formação dos jovens que disputam esta modalidade foram os principais objetivos da ação de formação sobre esta matéria ministrada a 35 participantes da cidade de Lamego, a 15 de novembro último. Os destinatários desta iniciativa foram, sobretudo, professores de Educação Física e alunos da área de desporto.

Organizada pela Câmara Municipal de Lamego e pela Lamego ConVida, EEM, em parceria com a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e a Associação de Voleibol de Viseu, esta atividade pedagógica decorreu na Escola Básica e Secundária da Sé, com intervenções de Carlos Prata e Leonel Salgueiro, técnicos superiores da FPV. Para além de uma componente teórica, durante a qual foram explicadas as técnicas de passe, os pressupostos metodológicos e os quadros competitivos e a sua aplicabilidade, também houve uma sessão prática com a realização de uma aula-tipo desta modalidade.

Jogo fácil e divertido, o Gira-Volei é normalmente praticado por jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos, através de um sistema 2X2 que permite uma aprendizagem progressiva das técnicas de Voleibol. Lamego é um dos municípios com mais atletas federados do país e conta, entre os mais jovens, com várias centenas de praticantes, beneficiando de uma forte tradição desta modalidade nos estabelecimentos de ensino do concelho.

Recorde-se que, em dezembro de 2000, a autarquia de Lamego aderiu ao Projeto Gira-Volei que desenvolve junto das escolas do 1º ciclo. Para além do Centro Gira-Volei da Câmara Municipal, existem outras instituições no concelho que promovem projetos semelhantes: Escola Básica e Secundária da Sé, Escola Secundária Latino Coelho, Colégio de Lamego, Escola EB 2/3 e Patronato Nun’ Alvares Pereira.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *