Cultura, Lousã

Projeto Concelhio de Promoção da Leitura da Lousã 2012/2013

O Projeto Concelhio de Promoção da Leitura para o ano letivo 2012-13, promovido pela Câmara Municipal da Lousã e pela Rede de Bibliotecas da Lousã, o Agrupamento de Escolas, a Escola Secundária e outras instituições parceiras, consiste em atividades de animação/mediação da leitura tendo em vista o desenvolvimento do prazer pela leitura e pelo livro.

 

As atividades serão desenvolvidas durante os tempos letivos, nas Bibliotecas Escolares do Concelho da Lousã e também na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro. Os Docentes poderão inscrever-se para os meses ou os livros que mais lhes interessar. Também os Pais e Encarregados de Educação poderão dirigir-se à Biblioteca Municipal, para que os seus Educandos desenvolvam atividades em torno dos livros pedagogicamente direcionadas.

 

Para a implementação deste projeto, estão preparadas as seguintes equipas: Contadores de Histórias do Município da Lousã (duas docentes e uma animadora); Contadores de Histórias da EB n.º 2 da Lousã; Contadores de Estórias do Grupo de Dança da Escola Secundária da Lousã e da Associação Viva a Escola da Lousã. A escritora lousanense Lúcia Barata irá também apresentar o seu livro “Contos d’Aki e d’Akolá”.

 

A seleção de histórias é da responsabilidade da Rede de Bibliotecas da Lousã. A maioria dos livros constam no Plano Nacional de Leitura «Ler+», ou são aconselhados pela Casa da Leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian. Já os contadores da Escola Secundária privilegiam a tradição oral e a literatura popular tradicional.

 

Este projeto integra uma estratégia mais ampla e abrangente de promoção da leitura, do livro e do conhecimento e que tem, gradualmente, a ser implementada em parceria com as instituições e agentes locais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *