Odivelas, Sociedade

III Encontro da Rede Social de Odivelas «Envelhecimento Ativo e Intergeracionalidade»

A Câmara Municipal de Odivelas vai realizar no dia 22 de novembro, às 9h00, no Auditório dos Paços do Concelho o III Encontro da Rede Social de Odivelas subordinado ao tema “Envelhecimento Ativo e Intergeracionalidade”.

Sendo este o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, o III Encontro da Rede Social vai ser subordinado a esta temática como forma a contribuir para a promoção de uma cultura de envelhecimento ativo, baseada numa sociedade para todas as idades e que valorize cada vez mais a contribuição das pessoas idosas, quer no trabalho, em casa ou na comunidade.

 

Portugal é atualmente um dos países mais envelhecidos do mundo. Com base em dados fornecidos pelo Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa, já existem 120 pessoas com mais de 65 anos por cada 100 com menos de 16 anos, e a tendência deverá acentuar-se, uma vez que a taxa de fertilidade em Portugal é das mais baixas – 1,3 filhos por mulher, quando deveria ser de 2,1 para assegurar a “simples” substituição de gerações.

 

Relativamente ao Concelho de Odivelas, o Índice de Envelhecimento (número de idosos por 100 jovens) registou entre os dois momentos censitários 2001-2011, um aumento relevante (passou de 81 idosos para 107 idosos por cada 100 jovens).

 

Dirigido a técnicos que desenvolvem a sua atividade no âmbito da intervenção social, parceiros do CLASO, população sénior e comunidade em geral, o III Encontro da Rede Social de Odivelas tem como objetivo a promoção da partilha de conhecimentos e experiências entre as várias entidades parceiras da Rede Social e outras entidades com intervenção social no Concelho. Como objetivos específicos apontam-se os seguintes: partilhar boas práticas e testemunhos no âmbito do envelhecimento ativo e da intergeracionalidade, refletir sobre formas de responder aos desafios do envelhecimento na sociedade atual, sensibilizar a comunidade para o contributo socioeconómico prestado pelas pessoas mais velhas, promover atividades que contribuam para lutar contra a discriminação em razão da idade, e reforçar a solidariedade entre gerações.

 

Para ver o programa completo clique aqui

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *