Cultura, Mangualde

Mangualde acolhe exposição documental e de objetos: Comemoração dos 130 anos da Linha da Beira Alta

Mangualde vai assinalar a comemoração dos 130 anos da linha da Beira Alta através de uma mostra documental e de objetos que vai estar patente, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, de 3 de dezembro a 31 de janeiro de 2013. Trata-se de uma coleção de Lino Dias que, assim, poderá ser visionada por todos. A entrada é livre.

 

A Linha da Beira Alta, projetada da  Pampilhosa até Vilar Formoso, sendo depois continuada para a Figueira da Foz, pela importância do seu porto marítimo, foi  inaugurada a 3 de agosto com a presença do Rei Dom Luiz, que pernoitou em Mangualde, no Palácio dos Condes de Anadia. A construção desta linha detinha uma elevada importância, pois a região possuía uma forte densidade populacional, um grande número de indústrias, principalmente de fiação e tecelagem, e uma considerável produção agrícola, especialmente de gado e vinho. Ao longo dos anos revelou ser um dos eixos mais importantes da rede ferroviária portuguesa, do ponto de vista nacional e internacional.

 

A exposição, de entrada livre, pode ser visitada no seguinte horário:

Às segundas-feiras das 14h00 às 19h00, de terça a sexta-feira das 9h30 às 19h00 e aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *