Cultura, Lamego

Douro presta homenagem a mestre do modernismo natural da Penajóia – Lamego

O Teatro Ribeiro Conceição abriu as portas para prestar uma justa homenagem ao artista lamecense Fernando Correia Dias, pioneiro no modernismo gráfico em Portugal e no Brasil e um dos primeiros artistas do nosso país a assumir-se como designer polifacetado. No ano em que se celebra o 120º aniversário do seu nascimento, a Câmara Municipal de Lamego, em parceria com diversas outras instituições, promoveu um conjunto de realizações que pretende recuperar do esquecimento a obra genial e marcante deste “poeta do traço”, natural da freguesia da Penajóia.

Na noite de 10 de novembro, a mais bela sala de espetáculos da região duriense acolheu a apresentação pública do livro “Correia Dias, esquecido e inesquecível. Artista de Portugal e do Brasil”, da autoria de Arnaldo Saraiva, no âmbito do projeto Douro Cultural desenvolvido pela Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro. A noite terminou com a atuação memorável do Grupo de Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, cidade que viu romper a atividade artística de Correia Dias no início do século XX. Dedicando-se, sobretudo, às artes do papel, revolucionou o universo do design gráfico e da ilustração explorando os mais variados géneros artísticos.

Antes, o programa de homenagem ao artista lamecense arrancou com a abertura ao público da exposição “Correia Dias, um Pioneiro do Modernismo”, no último dia de outubro, no Salão Nobre do Teatro Ribeiro Conceição. Por este espaço, têm passado muitos curiosos que desejam apreciar as reproduções e originais do valioso espólio deixado pelo artista e desvendar de perto a história da sua vida dedicada às artes gráficas, partilhada entre Portugal e Brasil. Esta mostra segue agora em itinerância pelas cidades de Peso da Régua e Vila Real, em dezembro e janeiro, levando as obras deste mestre do modernismo carioca numa viagem pelo Eixo Urbano Douro Alliance.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *