Cultura, Educação, Seixal

Estação do Livro de 19 a 30 de novembro nas escolas do concelho do Seixal

A Estação do Livro está de volta este ano com o tema “Origens II”, que decorre entre 19 e 30 de novembro e é desenvolvido pela Biblioteca Municipal do Seixal em parceria com as bibliotecas escolares.

 

Esta é uma iniciativa anual que tem como objetivo promover a leitura junto dos alunos e desta forma despertar-lhes o gosto pela leitura. O projeto, que assenta numa filosofia de cooperação e partilha de recursos, realiza-se desde 2002.

 

O programa é elaborado de forma ajustada às escolas de todos os ciclos de ensino pertencentes à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), com conteúdos específicos para a Estação do Livro, que contemplam as atividades produzidas pelas escolas (Programa Em Rede) e pela Biblioteca Municipal.

O projeto envolve atualmente 33 escolas dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e secundárias, que recebem e organizam dezenas de atividades relacionadas com os livros e com a leitura.

 

Para as escolas, a Biblioteca Municipal do Seixal preparou várias iniciativas itinerantes, como contos e leituras encenadas, oficinas de escrita criativa, teatro de sombras, entre outras. As escolas organizam feiras do livro, jogos tradicionais, teatro musical e ateliês.

 

A Biblioteca Municipal do Seixal recebe ainda, entre 19 e 30 de novembro, a exposição dos trabalhos realizados durante o ano no âmbito do projeto Em Rede, subordinados à temática escolhida: «Origens II».

 

O encerramento da Estação do Livro também decorre na Biblioteca Municipal no dia 30, a partir das 21.30 horas, com a realização de um café-concerto pelo grupo musical Chá dos 5 e pelo contador de histórias António Fontinha. Apenas estas iniciativas são abertas ao público em geral.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *