Educação, Estarreja

Atividades de Educação Ambiental na Quinta do Marinheiro em Estarreja

A Câmara Municipal de Estarreja promove um conjunto de atividades de sensibilização ambiental na Quinta do Marinheiro, em Avanca, destinadas aos alunos do pré-escolar, 1º ciclo do ensino básico e IPSS. Os ateliês “Valorizar o Recurso Água” e “O Solo conta Histórias” terão início este mês e decorrem até janeiro e maio, respetivamente.

 

A Quinta do Marinheiro, que enquadra a Casa Museu Egas Moniz, do único Prémio Nobel da Medicina português, e onde se situam o Moinho de Meias, o Pólo da Biblioteca e a Estufa Municipal, é um recurso que a autarquia tem vindo a valorizar, também através da requalificação paisagística que inclui: reestruturação do jardim principal, recuperação do pomar, orla de autóctones, galeria ripícola, clareira de merendas e jardins temáticos. Desta forma, são criados novos usos e dinamizados os diversos espaços.

 

“Valorizar o Recurso água”

 

A água é essencial à vida e, felizmente, não sabemos o que é viver sem ela. Este ateliê pretende sensibilizar os participantes para a importância deste elemento, transmitindo informação sobre as caraterísticas, propriedades, curiosidades e o ciclo deste bem precioso, assim como realizar diferentes experiências.

 

Objetivos:

– Abordar as diferentes fontes de poluição;

– Dar a conhecer pequenos gestos que permitem minimizar a poluição causada pelo Homem;

– Recolher amostras de água do rio;

– Realizar testes simples: cheiro, cor, pH, oxigénio dissolvido, condutividade, temperatura.

 

Calendarização: novembro a janeiro, às sextas-feiras, das 9h30 às 12h00

 

 

“O solo conta histórias”

 

Aparentemente o solo que pisamos todos os dias sempre cá esteve, com o aspeto que vemos hoje, inalterável. Nada mais falso. O solo conta-nos a história da terra, que importa perceber para preservar.

 

É incluída a necessidade de se recorrer à compostagem para melhorar a estrutura e qualidade do solo. Na Estufa Municipal são reaproveitados os resíduos resultantes da limpeza de jardins e espaços verdes, que através da compostagem, são transformados em fertilizante natural.

 

Calendarização: novembro a maio, às segundas-feiras, das 9h30 às 12h00

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *