Mação, Sociedade

Mercado de produtos locais chega a Mação

No próximo dia 9 de Dezembro Mação recebe o 1.º Mercado Mensal no âmbito do projecto “Os quintais nas praças do pinhal”. Decorrerá no espaço do estacionamento junto ao edifício da Câmara Municipal de Mação. Decorre entre as 9h30 e as 17h00.

Um total de 46 produtores, com produtos variados que incluem hortofrutícolas mas também alimentos transformados, vão participar no primeiro mercado do projeto “Os quintais nas praças do pinhal”. Promovido pela Pinhal Maior, que reúne os concelhos de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, o projeto irá promover mercados mensais.

Além dos expositores com produtos para venda, haverá ainda dois espaços com demonstrações vivas de confeção de medronho em alambique tradicional e de pão em forno de lenha. A maior fatia de vendedores – 30 – levará à primeira feira produtos hortícolas e frutas da época. Nove participantes irão comercializar produtos transformados, como compotas, licores, maranho, bucho e outros enchidos. Há ainda sete bancas reservadas a artesanato.

As datas dos próximos mercados já estão definidas e serão sempre ao segundo fim de semana de cada mês. Mação (9 de dezembro), Proença-a-Nova (13 de janeiro), Oleiros (10 de fevereiro) e Vila de Rei (10 de março) serão os concelhos seguintes, prosseguindo depois o sistema de rotatividade. Em cada feira haverá animação de rua e divulgação alargada e cada produtor é desafiado a participar nos eventos dos concelhos vizinhos, criando assim uma maior dinamização e intercâmbio.

Qualquer produtor interessado em aderir poderá inscrever-se para os próximos mercados. Toda a informação sobre o projeto é disponibilizada diretamente pela Pinhal Maior (telefone 274 600 130) ou pelos cinco municípios envolvidos. O projeto tem igualmente uma página de divulgação no Facebook, em que estão disponíveis os elementos de contacto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *