Palmela, Sociedade

Chafariz D. Maria I em Palmela classificado como Monumento de Interesse Público

O Chafariz D. Maria I, na vila de Palmela, foi classificado como Monumento de Interesse Público, de acordo com a Portaria n.º 662/2012, publicada em Diário da República a 7 de novembro. Além da classificação, a Portaria fixa a Zona Especial de Proteção (ZEP), que tem como objetivo assegurar a proteção do Chafariz e da sua envolvente imediata, bem como a relação visual com o conjunto urbano em que se insere. Cumpridos os procedimentos de audição dos interessados, é, agora, formalizada a classificação do Chafariz – já classificado como imóvel de interesse municipal desde 2008 – de acordo com os critérios previstos no art.º 17º da Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro.

Mandado construir por D. Maria I em 1792, o Chafariz é uma peça de grande valor arquitetónico que marca, de forma emblemática, uma das entradas da vila sede de concelho. Típico exemplo de chafariz de inspiração barroca, o monumento apresenta um frontão onde se destacam o brasão de D. Maria I e a heráldica da vila.

Em 2011, o Chafariz foi alvo de uma intervenção profunda, no âmbito do Programa de Recuperação e Dinamização do Centro Histórico de Palmela, cofinanciada pelo QREN, através do PORLisboa, regulamento específico Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *