Cultura, Mação, Sociedade

Dezenas de Arquitectos falam em Mação

CPAM é acrónimo para Concentração Portuguesa de Arquitectos em Mação. Será a primeira concentração de arquitectos alguma vez realizada em território português e, ao contrário do lema romano “divide et impera”, a estratégia será “concentra e conquista”. O lema dos arquitectos é “se os motards se juntam em Faro para andar de mota, nós juntamo-nos em Mação para falar de arquitectura”.

CPAM convoca arquitectos, independentemente dos seus credos e motivações, a reunirem-se em Mação nos dias 10 e 11 de Novembro de 2012, para enunciar as questões presentes com que se defronta a prática da arquitectura e, naturalmente, apontar saídas possíveis para o cenário de crise que atravessamos. Serão mais de 50 oradores numa maratona à volta da arquitectura.

CPAM nasce da inquietação perante o estado actual do exercício da arquitectura em Portugal, da generalização da prática à diversificação dos modos de exercício, da crise cultural ao atrofiamento institucional. Segundo a organização “reiteramos a importância do ataque, da reflexão e debate do estado da nossa arquitectura, mas também aceitamos continuar a falar dela apenas porque sim, ou, simplesmente, porque somos arquitectos”.

CPAM resulta de um compromisso entre as vontades individuais e os dilemas colectivos de um conjunto de 13 arquitectos: Alexandra Areia, André Tavares, Diogo Seixas Lopes, Gonçalo Azevedo, Ivo Poças Martins, Joana Couceiro, Magda Seifert, Matilde Seabra, Patrícia Barbas, Pedro Baía, Pedro Bandeira, Pedro Barata Castro e Rodrigo Patrício.

Dada a importância deste debate, convidamos o V/ Órgão de Comunicação Social a acompanhar o evento.

O programa é o seguinte:

Dia 10. Local: Cineteatro de Mação.

11h00: Abertura institucional, Maratona de apresentações contínuas.

21h00: Jantar oferecido pela Câmara Municipal de Mação a todos os oradores.

Dia 11. Local: Antiga escola primária.

10h00: Epílogo da concentração em formato de debate colectivo com brunch oferecido pela Câmara Municipal de Mação.

 

Contactos:

Arquitecto Rodrigo Patrício: 917 615 737

http://cpam2012.blogspot.pt/

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *