Desporto, Póvoa de Varzim, Sociedade

Corfebol mais diversidade, melhor humanidade na Póvoa de Varzim

O Município da Póvoa de Varzim, através do seu Gabinete de Apoio ao I/Emigrante, em colaboração com o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I.P., divulga o projeto “Corfebol”.

Trata-se da única modalidade desportiva em que as equipas são formadas por igual número de homens e mulheres, com iguais responsabilidades no jogo, através da qual pretendemos promover uma sociedade mais justa e integrativa, melhorando o nível de integração da população imigrante residente no nosso concelho, traduzido por um aumento das competências linguísticas, pelo alargamento da sua rede social a um maior número de elementos da população autóctone e ao estreitamento das relações entre os dois grupos por via de um maior convívio proporcionado pela prática desportiva e pela partilha da diversidade cultural.

Esta iniciativa prevê o desenvolvimento de competências no domínio da modalidade Corfebol, através de dois momentos formativos, e a realização de um torneio a nível nacional, em Maio de 2013.

Tendo em conta o relativo isolamento em que se encontram e as dificuldades de integração das comunidades imigrantes na sociedade de acolhimento, consideramos que este projeto contribuirá para aproximar as duas comunidades, facilitando a integração dos primeiros e aumento do respeito pela diferença nos segundos.

Uma das preocupações do GAIE da Póvoa de Varzim, transversal a todo o projeto, é a questão da igualdade, promovendo, para o efeito, a participação de uma forma igualitária de homens/mulheres, portugueses/imigrantes, população mais jovem/população mais idosa.

Poderá saber mais sobre este projeto junto do GAIE da Póvoa de Varzim (email: gaie.pv@cm-pvarzim.pt / telf: 252 647 378). Visite ainda as seguintes páginas www.fpcorfebol.pt e www.acidi.gov.pt.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *