Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Educação Parental em debate no Theatro Club na Póvoa de Lanhoso

No próximo dia 8 de novembro, quinta-feira, pelas 21h00, Filomena Gaspar estará na Póvoa de Lanhoso (no Theatro Club) para conversar sobre o programa de Educação Parental “Famílias_In”. Toda a comunidade interessada está convidada a participar.

 

Esta especialista desloca-se ao nosso concelho no âmbito do projeto Territórios_In e do Gabinete de Apoio à Família da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso com vista a elucidar pais e educadores sobre estratégias alternativas de educar.

 

Famílias povoenses apoiadas.

Cerca de 90 famílias da Póvoa de Lanhoso, com crianças até aos nove anos, já participaram na formação de Educação Parental “Famílias_In” promovida pelo Gabinete de Apoio à Família em parceria com o Projeto Territórios_In – Contrato Local de Desenvolvimento Social.

 

O programa desta formação – “Mais Família, Mais Criança” – é da autoria de Filomena Gaspar da Universidade de Coimbra, à qual cabe igualmente o respetivo acompanhamento e supervisão científica. Esta especialista desenvolve atividades de investigação no âmbito da educação parental e da educação familiar, da educação de infância e da intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias.

 

Aumentar a qualidade das relações entre pais, mães e filhos ou filhas, desenvolvendo estratégias ligadas ao comportamento da criança em casa, na escola e com colegas, fomentar a mudança das conceções sobre o desenvolvimento e a educação, ampliar o conhecimento de estratégias alternativas de educar e reagir a episódios e situações quotidianas e motivar os pais e mães ou pessoas responsáveis para que se sintam bem na tarefa educativa são os objetivos desta formação, que ainda decorre no Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio.

 

As pessoas participantes foram divididas em oito grupos, tendo as sessões decorrido no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, no Agrupamento de Escolas do Ave – Taíde, no Centro Social Teresiano de Verim, no Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso e agora no Agrupamento Gonçalo Sampaio.

 

O programa estende-se por 12 sessões, ao longo de cerca de três meses, sendo que as quatro primeiras focam o positivo (atenção positiva, elogio, recompensas concretas) e nas restantes são discutidas estratégias para redução de comportamentos negativos, abordando aspetos como o dar ordens e estabelecer limites, a importância de se ser claro, previsível e positivo, as birras em locais públicos, de entre outros aspetos.

 

Estas sessões também têm em atenção a necessidade de “recompensar” as famílias mais assíduas. Assim, no decorrer da formação,  também pais, mães e outras pessoas responsáveis são premiadas pela pontualidade e pela assiduidade, através do acesso facilitado das famílias a espetáculos culturais locais, a produtos biológicos, à frequência  de ginásios, de entre outras possibilidades.

 

Todas as sessões são avaliadas por quem participa no sentido de se perceber a pertinência dos assuntos discutidos, das atividades praticadas e das orientações transmitidas pelos dinamizadores. Na dinâmica estabelecida, é incentivada a troca de ideias entre pessoas que participam. Em todos os grupos que foram ou estão a ser trabalhados, a avaliação das sessões efetuada é extremamente positiva.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *