Educação, Trofa

Câmara Municipal da Trofa vai inaugurar Escola Básica de Paranho a 19 de novembro

A Câmara Municipal da Trofa vai inaugurar, no próximo dia 19 de novembro, pelas 16h00, as obras de ampliação e remodelação da Escola Básica do 1º ciclo e Jardim de Infância de Paranho, na Freguesia de S. Martinho de Bougado.

 

Esta cerimónia contará com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, que visitará o Concelho no dia do aniversário da Trofa, participando ativamente em várias iniciativas, nomeadamente na sessão Solene, este ano dedicada ao tema “Educação para a Excelência”.

 

O convite ao professor universitário e comentador Marcelo Rebelo de Sousa surge para inaugurar a ampliação e requalificação da escola que foi inaugurada pelo seu pai, Baltasar Rebelo de Sousa, em 1961, enquanto Secretário de Estado da Educação Nacional.

 

Esta iniciativa está integrada no programa das comemorações do 14º Aniversário do Municipio da Trofa e representará uma data histórica para as crianças e para as famílias da freguesia de S. Martinho de Bougado, que veem assim, terminada uma obra que decorreu nos últimos três anos, com um investimento de 1 171 050 euros, comparticipados em sede de FEDER a 80%.

 

De recordar que, depois de ter tomado posse, em outubro de 2009, o atual Executivo Municipal da Trofa, liderado por Joana Lima, conseguiu renegociar as Candidaturas ao QREN, de ampliação e requalificação de várias escolas do concelho, tendo obtido mais financiamento e melhores condições para a Câmara Municipal da Trofa.

 

Refira-se que esta escola, do 1º ciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância acolhe cerca de 263 alunos, sendo 203 do primeiro ciclo e 60 do jardim-de-infância, e destas, 46 alunos do ensino básico e 60 crianças do pré-escolar, frequentam o novo edifício a inaugurar.

 

Com estas obras, esta escola passa a dispor de condições físicas e pedagógicas excelentes, com refeitório, balneários, instalações técnicas e áreas multiusos.

 

Esta é uma das escolas do Concelho que foi profundamente requalificada a par da EB1 de Paradela (S. Martinho de Bougado), EB1 de Estação (Muro), EB 1 de Finzes (S. Martinho de Bougado), três centros escolares a inaugurar muito em breve, e a EB1/JI de Querelêdo em Covelas, já inaugurada em 2011, com um investimento total de mais de sete milhões de euros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. È pena que ainda existam no mesmo concelho escolas onde os miudos tem aulas em contentores e não tem sequer um espaço para educação fisica e tenham de a fazer no patio à chuva e ao frio, enquanto se gasta mais de um milhão de euros só numa escola, Será que não era possivem remodular mais esclolas com o mesmo dinheiro. Será necessário gastar + de 1 milhão só numa. Mais uma obra para enganar os trofenses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *