Baião, Educação

Secundária de Baião é a melhor escola pública da região

A Escola Básica e Secundária Vale de Ovil, de Baião, é o melhor estabelecimento de ensino público ao nível do ensino secundário na região do Baixo-Tâmega e a 22ª melhor de todo o distrito. Os dados constam dos vários “rankings” de classificação dos estabelecimentos de ensino a nível nacional e dizem que a Secundária de Baião obteve melhores classificações do que as secundárias do Marco de Canaveses (34ª melhor escola secundária pública do distrito) e de Amarante (42ª melhor escola secundária pública do distrito). A Secundária de Baião obteve ainda melhores classificações do que as escolas públicas secundárias de Cinfães, Resende (distrito de Viseu) e Mesão Frio (distrito de Vila Real).

Realizaram-se na Escola Básica e Secundária de Baião em 2012 um total de 255 exames nacionais, tendo-se registado uma média de 10,17 valores nessas provas e uma média final de secundário de 13,23 valores.

“Educamos com rigor e com amor é o lema do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil e os resultados estão à vista de todos. Estes resultados, para além de serem um motivo de orgulho de toda a comunidade educativa, são também um acréscimo de responsabilidade a todos. Estes resultados são dos alunos e professores, os principais obreiros, mas também são de toda a comunidade educativa que soube entrar no barco e remar na mesma direção”, refere o presidente do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Carlos Alberto Carvalho.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro enaltece por sua vez a importância que a educação tem vindo a ganhar no seio da comunidade baionense nos últimos anos: “É fundamental que as famílias vejam cada vez mais a educação como a prioridade máxima para o futuro dos seus filhos e da nossa comunidade. Temos vindo a realizar elevados investimentos para proporcionar aos nossos alunos as melhores condições possíveis de ensino e aprendizagem. Só através de muita dedicação das entidades públicas, da comunidade escolar e das famílias, poderemos garantir um futuro melhor para os nossos jovens e, naturalmente para o concelho de Baião”.

A Secundária baionense ficou ainda à frente de outras escolas da região como a Escola Secundária de Vila Cova da Lixa (27ª melhor escola secundária pública do distrito), a Escola Secundária de Paredes (29ª melhor escola secundária pública do distrito) ou a Escola Secundária de Lousada (36ª melhor escola secundária pública do distrito) e apenas um lugar atrás da Escola Secundária de Penafiel (21ª melhor escola secundária pública do distrito).

Se contabilizarmos os estabelecimentos privados do distrito, a Secundária baionense ficou classificada como a 39º melhor escola em termos absolutos, 16 posições atrás do Colégio de São Gonçalo (Amarante) e quatro posições atrás do Externato de Vila Meã (Amarante).

A nível nacional a Secundária de Baião classificou-se na posição 230, se contabilizarmos as escolas públicas e privadas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *